![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja4hSd1OiNZ0PKAlqwpWdbWXpnJmwlUZ41VUaOARKJX83T8IN9SIf03dgLvo5IV5SdAvs-xUCGAns8sKfG4N5zr2ZUjFfNr4Hfpv_AXVuc7E4Nhjng2Rbfy8RqKpdNq3KJbKby0ctAUZh5/s400/univap-marechal+rondon06nov2009+060.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZZeMRTvN2peevZQHpcnN5jyK9KOoAKo1wDGXzQt_L9QTfc4WVKmr5i2DfvHc3RFW-mXFJTieZ2m0yHGViVcgtbglobXsKj0ZKcRgyZjQhsb8vZjIA12JRT8u03cV8GplwLwvqiR9Z1CTr/s400/univap-marechal+rondon06nov2009+038.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbLeVYf_FhNt-i-EFtgU3PIh2hXhInElMaODxKibCIlDzAwxHKnz68lX_BTSvhARJPp2TXW-xcR2tNCe-qfcNF602G0JJwtVaMhsKKShZ4RJx7eKnchqEJAYvzYO0TWatHoTW_EE7aUxeP/s400/univap-marechal+rondon06nov2009+058.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQ5pUuiE9quvzN9m-VUf54mVvUP8au6T-eIO6ZZsJsGlrh_9Vbs2FG7fpSd_hw8GhO3tHGVviYTtioVkBQdsiC1fNNlBapR5e9n1uHSLoiOkszpMv7Df333QctHOEL6U8K9wbJvI9xUxrv/s400/univap-marechal+rondon06nov2009+057.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSKZErpmn3yuTc5VQuEmPjMIzHrrVylJLyCwavKXFnDHtagLo9UrfmawbFOHzv0stzTl4HxAvu6QHnFQ9jKmVnAIKf1GTTQlUl2c13UVH-tTp0XLuwGhVa8d71Si0WiN5Dzno5ZkkqgyXF/s400/univap-marechal+rondon06nov2009+070.jpg)
Estas imagens são de estudantes da 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Marechal Rondon, de São José dos Campos (SP), uma das turmas que no dia 06/11/2009 tiveram a oportunidade de aprender sobre a Mata Atlântica nas trilhas de fragmento de mata preservada em Jacareí (SP), que pertencente à Prefeitura.
Os estudantes ficam fascinados quando entram na mata e se interessam muito em aprender como funciona um ecossistema, as relações das plantas e animais. Nada escapa da atenção deles. Geralmente são eles que visualizam os bichos mais fascinantes na trilha, como um inseto camuflado sobre o tronco de uma árvores ou um pequeno vertebrado e fazem perguntas sobre o animal localizado. Então, o monitor está preparado para explicar sobre a função ecológica do bicho, sua relação com as plantas e outras curiosidades.
Os fragmentos de floresta que ainda restam próximos aos centros urbanos, mesmo pequenos, não importa o tamanho, servem com uma verdadeira sala de aula para levar os estudantes. Estas atividades ao ar livre contribuem muito para o aprendizado e estimula os jovens a se interessam em defender as matas que ainda restam, pois descobrem na prática, vêem com os próprios olhos, que estão cheias de vida, abrigam uma fabulosa diversidade de plantas e animais.
Só é possível proporcionar estes benefícios para a sociedade quando conseguimos apoio de empresas como a Johnson & Johnson, que acredita na seriedade do nosso trabalho, feito com critérios científicos e sob orientação de especialistas, e está patrocinando este projeto em São José dos Campos para podermos atender 4 mil estudantes de escolas públicas por ano em trilhas interpretativas de Mata Atlântica.
9 comentários:
Olá, é com prazer que comento mais uma vez sobre o ótimo trabalho que vocês fazem, por defender a natureza de gananciosos deste mundo capitalista e sem amor que impera entre muitos homens, uma pena, mas ainda bem que pessoas como vocês existem, espero que continuem a fazer estas ações, as áreas que aqui vocês retratam são belíssimas, e de uma preciosidade sem fim. Parabéns, faremos o possível para conscientizar gerações futuras para um melhor futuro para nosso planeta.
Belo trabalho realizado por vocês.
Com a chegada das Escolas a tendência é a de termos no presente e futuro, pessoas que entendam e tratem melhor
estas matas assim como concentrem energia para termos mais uma pessoa que saiba viver com responsabilidade e ajude a tratar deste planeta que está doente.
Abraços
(...)Bem dito o fruto de vosso vrente...É dessa forma que rezamos a oracao da ave maria. É do fruto da frondosa arvore de arauquaria, que muitos trabalhadores rurais fomentam a subsistencia familiar, preservar esse ecossistema tao ameacado é dar ao ventre do Bioma a garantia da continuidade da vida de outras especies.
Que buen trabajo!me encantó en trabajo y las fotoso!
un abrazo!soy de Luque-Paraguay
É fundamental que as futuras gerações conhecam e compreendam a importância de preservarmos as nossas florestas. Beleza não é tudo. Lembrando Fritz Müller, "que considerava a natureza criadora e transformadora de todas as coisas".
PRESERVAR É A ÚNICA SOLUÇÃO.
Parabéns pela iniciativa. Foi bom saber do esforço dos companheiros na defesa dos últimos remanescentes das matas de araucária..especialmente saber que ainda existem grandes árvores na região...Força e sucesso para vocês.
ficamos satisfeito que existe pessoas que se dedicam a preservação do meio ambiente aqui lutamos para preservar a área verde da comunidade esplanada -Poa -RS,acesse sospracalago.blogspot.com.
Parabéns pela iniciativa e seu trabalho.
laurindo somera
Postar um comentário