quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mariposa que imita beija-flor!


Uma das riquezas da biodiversidade da RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC): Mariposa que imita um beija-flor para enganar os passarinhos, seus predadores. Ela bate as asas em alta frequência, como fazem os beija-flores (a imagem foi "congelada" pela alta velocidade do obturador da câmera fotográfica). Click sobre a imagem para ampliar.


Quando visitamos nossas áreas preservadas em Itaiópolis (SC) somos surpreendidos a todo o instante pela riqueza da biodiversidade.

Estávamos fotografando os beija-flores nas bordas da RPPN das Araucárias Gigantes (nossa última aquisição) e apareceu esta criatura da foto: uma mariposa que imita perfeitamente um beija-flor!
É uma estratégia para confundir os predadores, as aves principalmente. Observe que tem até uma cauda para se parecer mais ainda com um beija-flor. As fotos foram tiradas com uma câmera em alta velocidade (para "congelar" o movimento), mas ela vibra as asas com a mesma frequência do beija-flor

Até o presente, 14/01/2010, já foi registrada a ocorrência de 208 espécies de aves nas RPPN Corredeiras do rio Itajaí e RPPN das Araucárias Gigantes, nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC).

Veja a lista completa e o link para a maioria das espécies fotografadas na RPPN.

18 comentários:

Cesáurio disse...

Fotografei esta mariposa várias vezes aqui em casa na Ponta de Baixo, São José. Elas gostam da flor da Dama da Noite (Cestrum nocturnum)...
Cesário

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

muito legal. valeu.

Anônimo disse...

Observada, também, em Caldas da Imperatriz.

Fernanda Negrão - Photographer disse...

Tentei fotografar a mariposa na praia de Capri em São Francisco do Sul mas ela era muito rapida.

Leonardo De Boita disse...

Fotografei e filmei a Mariposa Esfinge em Cachoeria do Bom Jesus, vizinha de Canasvieiras (SC)...
Estava de férias e me chamou a atenção a semelhança com um beija-flor. Registrei para obter mais informações.
Quando retornei, iniciei um trabalho de pesquisa com meus alunos sobre Darwin e a teoria evolucionista, onde vimos, entre outras coisas, um texto de Darwin comparando o bater das asas de uma mariposa (esfinge) com o dos colibris... Me senti refazendo história!! Muito bom...

Unknown disse...

aqui no estado da bahia tbem tem essa mariposa que imita beija-flor,eu á vi duas vezes beijando as flores em frenta da minha casa,achei mto enteresante essa especie!

Cleber disse...

Muito interessante! Hoje pude ver uma Mariposa Beija Flor em minha casa, Quirinópolis - Goias, linda.

Germano Woehl disse...

Legal, Cleber. Eu levei quase 50 anos para ver esta criatura, mesmo tendo nascido e passado a infância nesta região. Achei que era uma espécie de beija-flor. Só queando cheguei em casa e examinei as fotos é que percebi que se tratava de uma mariposa

Ana Roriz disse...

Hoje fomos surpreendidas pela visita de uma,achei tão linda,pensava que era um beija flor pequeno.Encantador!espero que ela venha amanhã também!!!!!

Unknown disse...

Aqui em casa, ela gosta de beber água da piscina. Não sei se toma água ou se toma banho... Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul

Clécio disse...

Olá Luiz, moro em Cajuru próximo a Ribeirão Preto, aqui tem uma que vem nas flores sempre no mesmo dia da semana, quinta feira, no mesmo horário e voa sempre para o mesmo lugar, impossível de fotografar, muito rápida e muito pequena.

Joilson disse...

Apareceu aqui em São Pedro da Aldeia na minha casa, Regiao dos Lagos, Rio de Janeiro. Fantástico. Estava sobrevoando a plabta "viuvinha"

Lili disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lili disse...

Hoje vi uma pela primeira vez. Apareceu no meu jardim aqui em Ascensão - Pará de Minas - MG. Também pensei que fosse um beija-flor miniatura mas achei parecido com borboleta aí resolvi pesquisar. Tenho muitas flores aqui. Linda demais.

Unknown disse...

Também filmei em meu jardim.achei que era beija flor mais de 20 lotaram uma dama da noite Pelotas Rs

Unknown disse...

Hoje, pela primeira vez, vi essa mariposa, que me enganou, pois pensava ser um beija flor. Vespasiano/MG.

Unknown disse...

Vi uma pela primeira vez em 2018 quando passeava na beira da mata, ontem 28/03/2021 uma dessa mariposa veio visitar meu jardim, realmente é linda!! Pilar,Alagoas.

Unknown disse...

Muito interessante, têm um pé de dama da noite na minha calçada e todo dia de manhã aparecem até três! (Mariflor)