Nós acreditamos que estes jovens podem mudar o destino da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica. Estamos apostando tudo neles.
Estas imagens são de estudantes da 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Marechal Rondon, de São José dos Campos (SP), uma das turmas que no dia 06/11/2009 tiveram a oportunidade de aprender sobre a Mata Atlântica nas trilhas de fragmento de mata preservada em Jacareí (SP), que pertencente à Prefeitura.
Os estudantes ficam fascinados quando entram na mata e se interessam muito em aprender como funciona um ecossistema, as relações das plantas e animais. Nada escapa da atenção deles. Geralmente são eles que visualizam os bichos mais fascinantes na trilha, como um inseto camuflado sobre o tronco de uma árvores ou um pequeno vertebrado e fazem perguntas sobre o animal localizado. Então, o monitor está preparado para explicar sobre a função ecológica do bicho, sua relação com as plantas e outras curiosidades.
Os fragmentos de floresta que ainda restam próximos aos centros urbanos, mesmo pequenos, não importa o tamanho, servem com uma verdadeira sala de aula para levar os estudantes. Estas atividades ao ar livre contribuem muito para o aprendizado e estimula os jovens a se interessam em defender as matas que ainda restam, pois descobrem na prática, vêem com os próprios olhos, que estão cheias de vida, abrigam uma fabulosa diversidade de plantas e animais.
Só é possível proporcionar estes benefícios para a sociedade quando conseguimos apoio de empresas como a Johnson & Johnson, que acredita na seriedade do nosso trabalho, feito com critérios científicos e sob orientação de especialistas, e está patrocinando este projeto em São José dos Campos para podermos atender 4 mil estudantes de escolas públicas por ano em trilhas interpretativas de Mata Atlântica.
sábado, 7 de novembro de 2009
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Projeto do Instituto Rã-bugio atrai forte interesse das escolas
O projeto de educação ambiental do Instituto Rã-bugio em trilhas interpretativas da Mata Atlântica (para os estudantes valorizarem a natureza) atrai forte interesse das escolas de todos os lugares e saturou a agenda de visitações de escolas. Não há mais vagas para este ano de 2009.
Na trilhas da RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC) e Centro Interpretativo da Mata Atlântica, em Jaguará do Sul (SC), já foram atendidas nas últimas semanas ou estão agendadas para este mês de novembro/2009 escolas dos seguintes municípios catarinenses: Florianópolis, Itajaí, Navegantes, Bombinhas, Laguna, Criciúma, Tubarão, São Bento do Sul, Joinville e Blumenau. Até escolas de Curitiba já foram atendidas neste semestre.
Grupo de estudantes da turma da Professora Andreia Bazzo, da Escola Estadual Professora Paulina Gaya, de Navegantes (SC), sendo atentidos nas trilhas da RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim, no dia 04/09/2009
Estudantes da Escola Estadual Professora Paulina Gaya, de Navegantes (SC)
Estudantes da Escola Estadual Professora Paulina Gaya, de Navegantes (SC)
As equipes de São José dos Campos (SP) e Jaraguá do Sul (SC) estão atendendo mais de 200 estudantes por dia, quando as condições meteorológicas permitem. Estamos nos estruturando para passar a atender, pelo menos, 300 estudantes por dia. O que deverá ocorrer em breve.
O atendimento nas trilhas é gratuito. Mas as escolas de municípios distantes devem pagar o fretamento de ônibus. Os projetos de patrocínio do Instituto Rã-bugio só pagam o fretamento de ônibus para as escolas PÚBLICAS locais – Jaraguá do Sul (SC), São José dos Campos (SP) e municípios vizinhos.
O atendimento nas trilhas é gratuito. Mas as escolas de municípios distantes devem pagar o fretamento de ônibus. Os projetos de patrocínio do Instituto Rã-bugio só pagam o fretamento de ônibus para as escolas PÚBLICAS locais – Jaraguá do Sul (SC), São José dos Campos (SP) e municípios vizinhos.
Assinar:
Postagens (Atom)