sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Nossas áreas protegidas escondem as mais belas cachoeiras da Mata Atlântica.

Uma das dezenas de cachoeiras de tirar o fôlego da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC), que tem mais de 30 metros de altura. Clique sobre a imagem para ampliá-la.

Ainda não fizemos o levantamento das belezas naturais das nossas áreas protegidas nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC). Não temos idéia, por exemplo, de quantas cachoeiras existem nos rios e riachos que nascem ou cortam nossas áreas preservadas.

Só sabemos que são muitas cachoeiras. Deve ter dezenas, mas a maioria é de difícil acesso. Somente em um dos rios da RPPN das Araucárias Gigantes, que seguimos o curso recentemente, encontramos seis belíssimas cachoeiras com queda superior a 5 metros.

A Elza não vai esquecer facilmente daquele dia. Foi nesta aventura que ela encostou a mão inteira em uma lagarta verde enorme camuflada em um arbusto. Era daquelas lagartas com “pinheirinhos” repletos de espinhos, que só de olhar já lhe queima.

Ela começou a gritar desesperadamente e chorou bastante de tanta dor, porque realmente é insuportável, mas passa depois de uns 15 minutos. Eu não sabia o que fazer e tentei consolá-la fotografando esta lagarta enorme como se fosse o achado mais importante do mundo. Veja a foto em nosso site, clique aqui.

No dia 22/01/2010, sem a companhia da Elza, consegui acessar uma das cachoeiras da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em um dos afluentes do rio do couro, que é esta da foto acima. Estimamos que tenha entre 35 e 40 metros de altura. Suas águas são puríssimas, já que este afluente tem toda sua bacia hidrográfica recoberta de floresta primária e fica dentro da RPPN.

Já sabíamos da existência desta cachoeira há dois anos, quando descíamos pelo rio e encontramos esta barreira instransponível. Só deu para ouvir o barulho da queda d’água, ver a borda do precipício e perceber que era bem alta. Lembro-me que foi até perigoso chegar perto. Não havia como descer pelas laterais (a queda é abrupta).

Então, somente na semana passada eu consegui chegar até esta cachoeira subindo o rio a partir de sua foz no rio do Couro. Desgraçadamente, no caminho para chegar até o rio do Couro eu também encostei acidentalmente na mesma espécie de lagarta que a Elza encostou. Foi aí que eu percebi que a Elza não exagerou no choro. A dor é realmente muito intensa apesar de eu ter encostado somente a ponta do dedo, enquanto que a Elza encostou a mão toda.

Quando a Elza viu as fotos da cachoeira ficou doida para ir até lá, já que o acesso não é tão difícil. E para se prevenir contra as lagartas, do capim-navalha, da taquara-lambedora (que arranca pedaços da pele quando a gente encosta) e dos espinhos, vamos usar luvas.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

As mais belas borboletas do Brasil vivem na RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis, SC

Riqueza da biodiversidade da RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC): exemplar macho da espécie Myscelia orsis, uma das mais belas borboletas do Brasil

No dia 18/01/2010, por volta das 9 h, vimos um GATO-DO-MATO-MARACAJÁ, espécie ameaçada de extinção, nas trilhas da RPPN das Araucárias Gigantes.

No encontro, ele parou uns 8 metros na nossa frente e permaneceu olhando para nós durante uns 10 segundos. Em seguida, correu para o meio da floresta. Não deu tempo para fotografá-lo, infelizmente.

As evidências mais notáveis da riqueza da biodiversidade das nossas áreas preservadas em Itaiópolis (SC) - RPPN das Araucárias Gigantes e RPPN das Corredeiras do Rio Itajaí - são as aves e borboletas, por serem mais fáceis de serem observadas.

Nesta semana, tive o prazer de fotografar na RPPN das Araucárias Gigantes uma das borboletas mais bonitas do Brasil (veja imagem acima), que é um exemplar MACHO da espécie Myscelia orsis. Veja outras fotos de borboletas em nosso site clicando aqui.

Jamais alguém vai encontrar nos jardins de uma residência na área urbana espécies de borboletas como esta porque elas são muito sensíveis e dependem de florestas bem preservadas para viverem.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mariposa que imita beija-flor!


Uma das riquezas da biodiversidade da RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC): Mariposa que imita um beija-flor para enganar os passarinhos, seus predadores. Ela bate as asas em alta frequência, como fazem os beija-flores (a imagem foi "congelada" pela alta velocidade do obturador da câmera fotográfica). Click sobre a imagem para ampliar.


Quando visitamos nossas áreas preservadas em Itaiópolis (SC) somos surpreendidos a todo o instante pela riqueza da biodiversidade.

Estávamos fotografando os beija-flores nas bordas da RPPN das Araucárias Gigantes (nossa última aquisição) e apareceu esta criatura da foto: uma mariposa que imita perfeitamente um beija-flor!
É uma estratégia para confundir os predadores, as aves principalmente. Observe que tem até uma cauda para se parecer mais ainda com um beija-flor. As fotos foram tiradas com uma câmera em alta velocidade (para "congelar" o movimento), mas ela vibra as asas com a mesma frequência do beija-flor

Até o presente, 14/01/2010, já foi registrada a ocorrência de 208 espécies de aves nas RPPN Corredeiras do rio Itajaí e RPPN das Araucárias Gigantes, nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC).

Veja a lista completa e o link para a maioria das espécies fotografadas na RPPN.