terça-feira, 29 de abril de 2014

Onça-parda fotografada durante o dia na RPPN Corredeiras do Rio Itajai

 
Primeira imagem registrada da Onça-parda (Puma concolor) às 17h21min do dia 26/04/2014 com a Câmera de trilha  Bushnell modelo 119440 na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis, Santa Catarina.

No último sábado, dia 26/04/2014, às 17h21min (durante o dia!) uma das câmeras de trilha registrou uma Onça-parda (Puma concolor) na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC).

Vários outros registros da onça-parda, também conhecida como puma e suçuarana, na RPPN foram sempre a noite (fotos preto-e-branco da radiação infravermelha).

Observe nas imagens como ela é linda na natureza. Repare na sequência das três imagens que ela consegue detectar o som do disparo da câmera (não usa flash), que é inaudível para nós, seres humanos.
Segunda imagem registrada da Onça-parda (Puma concolor) às 17h21min do dia 26/04/2014 com a Câmera de trilha  Bushnell modelo 119440 na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis, Santa Catarina.
A Onça-parda está na lista oficial das espécies ameaçadas de extinção, devido à destruição da Mata Atlântica e à caça predatória. Assim como os demais predadores do topo de cadeia, a onça parda é duramente afetada pela escassez de alimentos provocada pela caça indiscriminada de suas presas, mamíferos de médio e grande porte.

Foram registrados também vários porcos-do-mato (Tayassu tajacu) no dia seguinte, domingo, 27/04/2014, ao meio dia. As fotos ficaram espetaculares, claras e nítidas! As imagens estão neste link.

Terceira imagem registrada da Onça-parda (Puma concolor) às 17h21min do dia 26/04/2014 com a Câmera de trilha  Bushnell modelo 119440 na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis, Santa Catarina.
Um dos registros mais importantes, no entanto, foi do veado-mão-curta (Mazama nana), já extinto no Estado de São Paulo e em várias outras regiões da Mata Atlântica.

Temos um verdadeiro tesouro de biodiversidade na reserva, uma área de Mata Atlântica que estava abandonada e era um território livre para caçadores antes dos esforços para comprarmos esta área e transformá-la em RPPN.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Cogumelo gigante da Mata Atlântica

 
Elza Nishimura Woehl medindo o cogumelo gigante do gênero Phaeolus encontrado na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC), no dia 19/04/2014. Clique sobre a imagem para ampliar

A ameaçada Mata Atlântica esconde uma riqueza de biodiversidade impressionante, capaz de surpreender até aqueles que acham já terem conhecido tudo. Apesar da importância deste valioso patrimônio natural, a destruição continua intensa.

A última novidade para nós foi encontrar na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC), este cogumelo gigante do gênero Phaeolus mostrado nas imagens, que mede 70 cm de diâmetro e se desenvolveu entre taquaras (espécie de bambu da Mata Atlântica).

O local é de transição entre os ecossistemas Matas de Araucárias e Mata Atlântica densa. A exuberante diversidade de cogumelos da Mata Atlântica da região norte de Santa Catarina que já registramos pode ser vista neste link




O cogumelo gigante apresenta várias prateleiras


Elza Nishimura Woehl mostrando o cogumelo gigante que se desenvolveu entre taquaras (espécie de bambu da Mata Atlântica)
Detalhe mostrando a escala com a medida de 70 cm.

Imagem onde é possível ver a estipe ou talo do cogumelo gigante

Identificação:

Nome científico: Phaeolus sp.

Reino: Fungi
Filo: Basidiomycota
Classe: Basidiomycetes
Subclasse: Agaricomycetidae
Ordem: Polyporales
Família: Polyporaceae

 


Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul – Santa Catarina
http://www.ra-bugio.org.br/


Conheça o Centro Interpretativo da Mata Atlântica – Jaraguá do Sul
http://www.ra-bugio.org.br/sede-ra-bugio.php

Acompanhe nosso Projeto de Educação Ambiental nas escolas para salvar a MATA ATLÂNTICA

http://www.ra-bugio.org.br/educacaoambiental.php