Estudantes às margens de um riacho no meio da mata recebendo explicações sobre a importância das áreas preservadas para a proteção dos rios
No dia 20/10/2009, atendemos 110 estudantes da Escola Estadual Marechal Rondom, de São José dos Campos. São alunos da 7a. série de 3 turmas.
Foi um grupo de adolescentes bastante motivados e curiosos para conhecer a riqueza de biodiversidade da Mata Atlântica. Foram os próprios alunos que acharam os animais na trilha, como uma espécie rara de um pequeno lagarto (nome científico: Placosoma glabellum)
A Reserva Ecológica Augusto Ruschi é uma área bem preservada de Mata Atlântica com 245,7 hectares que foi comprada pela Prefeitura de São José dos Campos no ano de 1902, com o propósito proteger as áreas de mananciais.
Há mais de 30 anos a Reserva dispõe de trilhas interpretativas para atividades de educação ambiental das escolas. O que é supreendente. Porém, o local era mais utilizado pelas escolas particulares e geralmente para recreação.
Neste projeto patrocinado pela Johnson & Johnson chegou a vez das escolas públicas serem beneficiadas. Mas com uma diferença muito importante: os estudantes vão usar as trilhas para aprender sobre a Mata Atlântica, com ênfase sobre os serviços ambientais (proteção dos recursos hídricos) e biodiversidade.
As atividades são monitoradas por profissionais treinados. As turmas são dividas em pequenos grupos que acompanham cada um dos monitores nas trilhas. São 2 horas e meia de atividades para cada turma. Mas o professor continua desenvolvendo em sala de aula o que foi observado nas trilhas.