sábado, 17 de outubro de 2009

Professores e alunos entusiasmados para conhecer a Mata Atlântica em São José dos Campos, SP

Estudantes de escola pública EMEF Profª. Vera Lúcia C. Barreto, de São José dos Campos (SP) sendo preparados para as atividades ao ar livre (interpretação de trilhas) na Reserva Ecológica Augusto Ruschi.


Nesta semana estamos iniciando o projeto de educação ambiental “Mata Atlântica é Qualidade de Vida” em parceria com as escolas públicas de São José dos Campos (SP), que é patrocinado pela Johnson & Johnson.

Neste projeto de São José dos Campos estamos replicando uma experiência bem sucedida acumulada nos últimos 10 anos em atividades de interpretação de trilhas em áreas preservadas envolvendo as escolas de Santa Catarina, que já atendeu mais de 25 mil estudantes.

Fomos surpreendidos pela calorosa recepção dos diretores, professores e alunos. Estávamos um tanto apreensivos porque não somos ainda muito conhecidos em São Paulo e prevíamos alguma dificuldade no início para conquistar a confiança dos diretores e professores.

No entanto, todos ficaram encantados quando nosso projeto foi apresentado. Ficaram mais empolgados ainda quando souberam que o nosso projeto patrocinado pela Johnson & Johnson vai pagar até o fretamento dos ônibus e beneficia todos os alunos (de 5ª a 8ª série).

O entusiasmo foi tanto a ponto de uma professora se emocionar com o nosso projeto. Disse que há anos sonha em levar seus alunos para desenvolverem atividades em alguma área preservada de Mata Atlântica (interpretação de trilhas) mas nunca conseguiu os recursos para o fretamento de ônibus. É uma escola frequentada por estudantes pobres, em sua grande maioria.

Na palestra de preparação da primeira turma para as atividades ao ar livre, teve um aluno da 5ª série, com 11 anos, que derreteu os corações da equipe do Inst. Rã-bugio (Elza e Sibele). Cheio de empolgação e muito meigo, perguntou se poderia levar também sua irmãzinha de 8 anos. Aí, a professora interferiu e perguntou-lhe: “Mas quem vai cuidar dela?” Ele respondeu: “Eu cuido...”.
Estudantes de escola pública EMEF Profª. Vera Lúcia C. Barreto, de São José dos Campos (SP), sendo preparados para as atividades ao ar livre (interpretação de trilhas) na Reserva Ecológica Augusto Ruschi.

As atividades serão desenvolvidas na Reserva Ecológica Augusto Ruschi (antigo horto florestal), uma área preservada de 245,7 hectares pertencente à Prefeitura que fica a 14 km do centro de São José dos Campos e que dispõe de trilhas interpretativas há mais de 30 anos. A área preservada foi comprada pela prefeitura em 1902 com o propósito de proteger os mananciais. Portanto, engana-se quem acha que esta compreensão dos serviços ambientais prestados pelas áreas preservadas é novidade.

Atualmente a reserva é administrada pela Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos (SEMEA), que também é parceira do projeto.

Temos que elogiar a empresa Johnson & Johnson por proporcionar este benefício tão importante para comunidade.

Um comentário:

Mimirabolante disse...

É bom ler sobre estas iniciativas.....Parabéns !!!!