terça-feira, 30 de março de 2010

Hora do Planeta agrava o aquecimento global

A campanha de marketing "Hora do Planeta" promovida por uma rica e poderosa ONG estrangeira tem caído do céu para alguns políticos do terceiro mundo fazerem demagogia de que estão preocupados com o futuro do planeta. Não exige nenhum esforço, a não ser passar pela situação ridícula de ficar no meio de velas acesas. Mas a mídia dá um destaque considerável e compensa “pagar este mico”.

Michelle Bachelet, presidente do Chile, faz discurso
iluminada por velas na Hora do Planeta
. Foto: AP

O mais preocupante e assustador nesta campanha foi perceber que as pessoas não têm muita noção dos problemas ambientais ou realmente não se importam, ou seja, não têm consciência dos danos que causam ao Planeta. Apagam as luzes por uma hora, mas, para não ficarem no escuro, acendem velas feitas de parafina, que é um derivado do petróleo (combustível fóssil).

Supondo que seja verdadeiro o número (fantasioso) da adesão de 1 bilhões de pessoas à campanha de marketing que a ONG estrangeira divulgou na mídia. Uma vela de 20 gramas de parafina dura 1 hora aproximadamente. Então, foram consumidas em apenas uma hora 20 mil toneladas de parafina (1 bilhão multiplicado 20 gramas). Imaginem o impacto disso na indústria petroquímica. São 4 meses de consumo de parafina de um país como o Brasil, que anualmente consome 60 mil toneladas.

E qual foi a poluição produzida por estas velas? O blog Physical Insights apresenta um cálculo bem razoável das emissões resultantes da queima de vela de parafina durante uma hora, que dá 10,7 gramas de dióxido de carbono. Multiplicando este resultado por 1 bilhão (uma vela acessa por pessoa), teremos a emissão de 10,7 mil toneladas de dióxido de carbono.

Na Austrália, mais de 80% da energia elétrica é gerada por termoelétricas a carvão e derivados de petróleo (combustíveis fósseis), enquanto no Brasil mais de 90% da energia elétrica é gerada por hidrelétricas. Mesmo na Austrália, o blog Physical Insights mostra os cálculos que cada participante da campanha "hora do planeta" emitiu 10 vezes mais dióxido de carbono ao usar luz de vela em vez de lâmpada.

8 comentários:

Calico disse...

Germano que paradoxo ! Quantos paradoxos !
mesmo sem ter estes dados nunca aderi a esta campanha e faço criticas duras a estes "projetos" que geram milhões a algumas ONG (principalmente se calcularmos o valor em midia esponânea ) e ainda são qualificadas por alguns intelectuais como"educação ambiental para slavar o planêta".
Pretendem que educação seja confundida com de cultura de massa".
É terrível e proposital. O capital. sua classe social dominante e os intelectuais orgânicos do conservadorismo procuram sempre os meios de se reerguer sobre suas crises permanentes e incorporam facilmente o discurso político da transformação da sociedade.
Sou contra o capitalismo, sem duvida nenhuma. Sou a favor do ecossocialismo acima de todos os modelos econômicos até então criados. Mas antes de tudo sou favor da verdade e não aguento mais tanta mentira e hipocrisia. Vida de gado - Povo marcado eh! Povo feliz...
Calico

taxicomum disse...

Deixe as velas em paz, por favor.
Que o povo se aculture sobre o assunto, isso é mais importante.
Não podemos mais abusar dos recursos do planeta.

Juliana Sphynx disse...

Tenha uma ótima páscoa!
=D

Unknown disse...

concordo q/ apagar as luzes somente não resolve nada, mas acho q/ o momento também serviu sim para reflexão, as pessoas se juntaram em alguns lugares, apagaram as luzes, desligaram as tvs e não necessariamente acenderam velas... alguns grupos simplesmente ficaram conversando no escuro ou vendo as estrelas, sintonizados com as mudanças profundas q/ precisam fazer em nossa sociedade. Além do mais que eu saiba nenhum lugar teve seu estoque de velas esgotado como iria acontecer caso o cálculo de vcs fosse certo. É melhor aderir a campanhas como essa, mesmo q/ simbólicas do q/ estar em uma rede de fastfood ou fazendo compras no shopping ou na frente de uma novela na tv. Vamos canalizar nossa energia combativa p/ os reais destruidores da natureza representados pelas empresas gananciosas e bancos financiadores de desastres q/ chamam de novos investimentos.
abraços a todos
susana, urbanista e bioconstrutora

Charlie Flesch disse...

Concordo totalmente com o comentario acima, nao eh ideal mas chama a atencao para o problema, e claro q nao foram todas as pessoas q acenderam velas! Da pra entender o argumento, agora considerar isso inutil eh um grande erro, melhor fazer isso do q ir pro shopping e desconsiderar o problema, isso eh muito pior.

GSU disse...

Vela pra que... Eu vou estar dormindo nessa hora :D

Unknown disse...

Tá pode até ser que a Hora do planeta prejudique o planeta... mais voce já andou de avião?? sabe o quanto gasta um avião em uma viajem de são paulo para os EUA?? o mesmo que a formula 1 gasta NO ANO em gasolina!! sabe de quanto em quanto tempo sai um avião de congonhas?? A CADA 5 MINUTOS!! voce não acha que tem uma contradição num simples gesto que voce faz, do que andar de avião?? PARTICIPAREI SIM!! voce que se empenhou tanto em escrever sobre este assunto, procure fazer alguma coisa!! DUVIDO que voce nunca jogou um papel no chão, ou intão nunca andou de carro SOZINHO!! ANDE DE COLETIVOS, e gaste menos, e se possivel ande a pé, e deixe de ir na padaria de carro!!
FAÇA, não discuta

Giovani Athayde disse...

Realmente esclarescedor, é disso que a mídia deveria se preocupar colocar na tv os dois lados das questões, já aderi a essa campanha mais com as verdades que são colocadas devo mudar minhas atitudes se aderir a campanha não irei acender nada ficar a uma hora no escuro total e sem nada ligado ai sim estarei contribuindo sempre tendo em mente que outras atitudes diarias tambem são importantes abraço Germano