sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Morte aos macacos nos reflorestamentos de pinus

Macaco-prego (Cebus apella) fotografado na RPPN Corredeiras do Rio Itajai em 17/01/2010. Clique sobre a imagem para ampliar.

Os macacos que se cuidem! Os investidores em reflorestamentos de pinus não estão para brincadeira. Metem bala naqueles que se atrevem a buscar comida nos reflorestamentos de pinus que substituíram as matas nativas onde era o hábitat dos macacos e de milhares de outras formas de vida.

Para azar dos investidores em reflorestamentos de pinus, os macacos-prego (Cebus apella) adquiriram o hábito de se alimentarem da casca na ponta dos pinus onde fica a parte mais tenra. Ao fazerem isso são acusados de secarem os pinus e, assim, tornaram-se mais uma "praga florestal" a ser combatida.

Repare na imagem abaixo o reflorestamento de pinus encostado no que restou da mata nativa (Mata Atlântica), nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC). Clique sobre a imagem para ampliá-la e observar a grande quantidade de pinus que secaram.

Reflorestamento de pinus no entorno de uma mata preservada nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC), com uma grande quantidade de pinus secando devido ao descascamento pelos macacos-prego. Foto tirada em 01/11/2010. Clique sobre a imagem para ampliar

Os moradores da região garantem que os macacos são os culpados pelo estrago e me informaram que atacam com mais intensidade no inverno, quando a fome aperta e eles não conseguem encontrar comida suficiente nos reduzidos fragmentos de floresta que ainda estão em pé aguardando as próximas investidas das motosserras.

Para acabar com o problema, donos de reflorestamentos resolveram simplesmente acabar com os macacos. Alguns contratam caçadores e pagam por cada macaco-prego abatido. Em 2005, ouvi comentários que uma empresa pagava R$ 10,00 por cabeça.

O problema dos macacos se alimentarem da casca de pinus é bem conhecido há muito tempo conforme mostra este trabalho publicado em 1994:
Alexandre Koehler e Carlos Firkowski. Descascamento de pinus por macaco-prego, FLORESTA, Vol. 24, No 12 (1994)

Tem até tese de mestrado sobre o assunto:
Denilson Roberto Jungles de Carvalho. Predação em Pinus spp. por Cebus nigritus (Goldfuss, 1809) (Primates; Cebidae) na Região Nordeste do Paraná; UFPr – Setor de Ciências Biológicas – Pós-graduação em Ecologia e Conservação - Curitiba (2007)

8 comentários:

Mariza disse...

Quanto mais a humanidade avança, mais se anda para trás.
Lamentável.
Abraços,
Mariza

Eslapa disse...

Nao deveria ser ou e proibido matar animais que vivem em matas :: por que ainda ninguem chamou o ibama::

Gladis Franck disse...

Os macacos deveriam ser protegidos por servirem como resistência ambiental ao crescimento desordenado dos pinus.
Além disso, a proporção de árvores secas é bastante pequena em relação às que continuam verdes.
Parabéns por divulgar esta notícia.

Renata Bravos disse...

Que absurdo. Isso é crime. Lei 9605/98 art. 32.

Esses caras estão cometendo um crime e nada acontece??


Ministério Público já.

http://ForumVital.blogspot.com disse...

olá,
grande germano !

* VIDA LONGA A OS MACACOS PREGOS !

é uma pena que aqui no sul existem muito poucos, POR QUE ELES REALIZAM UM BELO TRABALHO MATANDO PINUS, ESTA PRAGA QUE ESTÁ INFESTANDO ÁREAS EM TODO PAÍS,aqui estão plantando esta DROGA em baixo das araucárias, em beira de estradas, áreas degradas, ...com um único objetivo, ACABAR COM AS MATAS NATIVAS E COM A BIO-DIVERSIDADE.

Eduino de Mattos
porto Alegre Rs Brasil.

TESTE disse...

Sem dúvida, a atitude dessas pessoas é deplorável. Será que eles não sabem que destruindo os animais, estão colocando em risco a existência da própria raça humana? Se alguém nunca viu um anti-cristo antes, ei-los. Nem é preciso raciocinar muito procurando-os num Hitler, Ozama Bin Laden, Napoleão etc.
Hernando

Diego disse...

Eduino de Mattos, respeito seu comentário, sua opinião, mas pinus é importante sim, se não fosse ele vc concerteza iria escrever em folhas de papel provinientes de (Araucária angustifolia), ou outras árvores nativas, então temos que plantar pinus e eucalipto, talvez o problema não seja do pinus, mais das matas ciliares devastadas, encostas de morros, etc, em nossa região esse é um grande problema ate porque somos hoje o estado que mais derruba árvore nativa em proporção com sua area teritorial do Brasil. Então devemos pensar no que está por traz antes de tomar qualquer atitude.
Abaços,
Diego A. Koepsel

rodrigoposanski disse...

tenho certeza que foi muito infeliz nessa reportagem... é muito fácil falar assim sem provas, mostre-me as provas, gostaria de ver. As empresas florestais são muito preocupadas com a conservação e a biodiversidade, não foram elas que desmataram para poder plantar outras árvores, e sim os exploradores de antigamente, vindo de uma política cultural da época, no entanto essas florestas exóticas de rapido crescimento são de suma importância para suprir as necessidades humanas no tocante madeira, caso contrário extinguiriam-se as florestas nativas.
Novamente eu digo... é Fácil escrever, quero ver é provar.