sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Até as MOSCAS da Mata Atlântica são lindas

MOSCA SOLDADO AZUL (Blue Soldier Fly) Raphiocera sp*: uma das riquezas dos remanescentes da nossa floresta tropical, Mata Atlântica, que estão sendo devastados e nós lutamos para salvar. Mede mais de 2 cm. Local da foto: RPPN Taipa do Rio Itajaí, em Itaiópolis – SC, em 26/12/2011

Ordem: Diptera
Subordem: Brachycera
Infraorderm: Tabanomorpha
Superfamília: Stratiomyoidea
Família: Stratiomyidae (soldier flies)
Subfamília: Raphiocerinae
Espécie: Raphiocera sp*

As imagens em vários ângulos e as informações completas estão no site do Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade na página da MOSCA SOLDADO AZUL

As moscas da família Stratiomyidae são conhecidas como "moscas soldado". O nome é derivado do grego: stratiotes significa soldado (ou guerreiro), devido às marcas no abdome assemelharem-se com as marcas distintivas de hierarquia no uniforme dos militares.

CARACTERÍSTICAS
O tamanho das espécies família Stratiomyidae varia de 3 a 28 mm de comprimento (o exemplar da foto mede mais de 20 mm). Algumas espécies são esbeltas, com a forma que imita vespas (mimetismo), enquanto outras podem ser vigorosas ou conspicuamente achatadas. A coloração também varia, desde preto com amarelo à padrões de brando com verde, sendo que reflexos metálicos são freqüentes.

Os adultos são frequentemente encontrados repousando sobre a vegetação ou alimentando-se sobre flores (alimenta-se de néctar e polem). Daí podemos imaginar o impacto sobre a nossa biodiversidade das abelhas africanizadas (invasoras) que rapam todo o néctar e polem das matas nativas.

LARVAS
As larvas de Stratiomyidae podem se desenvolverem em ambientes aquáticos ou terrestres. Aquelas que se desenvolvem em ambientes terrestres alimentam-se na matéria orgânica em decomposição como esterco, cogumelos e carne de animais em decomposição. As larvas de Raphiocera armata (que pode ser a espécie da foto)* são aquáticas.

As larvas de espécies de mosca como esta da foto desempenham um papel importantíssimo na natureza que vai muito além da decomposição da matéria orgânica: servem de alimento para toda a fauna, principalmente de aves e anfíbios.

* Pode ser Raphiocera armata (Wiedemann, 1830), mas as cores conhecidas para esta espécie variam entre AMARELO e VERDE, ou seja, não há registro da cor AZUL para esta espécie.

Agradecemos à Diego Aguilar Fachin da USP - Ribeirão Preto (SP) e João Paulo Morselli do Depto. de Zoologia, Lab. Sistemática de Insetos, UNESP/Botucatu (SP) pela identificação e informações.

Um comentário:

P4R4EN5E disse...

Tua matéria me ajudou muito, obrigado!

www.bercarionatural.com