Mariposa (Macrocneme chrysitis) que imita uma vespa para afugentar os predadores. Foto 06/04/2012
No feriado de Páscoa fotografamos esta mariposa na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC) . Chamou a atenção da Elza porque causa da coloração azul-esverdeada que variava a medida que o inseto se movimentava para revirar as flores de um arbusto em busca de néctar, seu alimento.
Esta variação da cor conforme o ângulo de observação é um fenômeno óptico conhecido como iridescência, que resulta da interferência da luz refletida em superfícies com estrutura periódica microscópica, encontrada na natureza nas asas de algumas borboletas e penas de certas aves.
Logo de cara achamos que era uma vespa e procuramos ter cuidado, porque sabemos o quanto é dolorida uma picada destas vespas grandes. Só percebemos que fomos enganados pela aparência, da mesma forma que os predadores, quando examinamos as fotos na tela do computador. Trata-se de uma mariposa imita uma vespa. O especialista no assunto Eduardo Lucof gentilmente identificou a espécie, Macrocneme chrysitis.
Os processos de seleção natural ao longo de milhares de anos fizeram com que esta mariposa (inofensiva) assumisse a forma de uma vespa (venenosa, que pica) e assim acaba sendo evitada pelos predadores.
Esta característica que alguns animais têm de copiar formato do corpo e/ou as cores de outros é chamada de mimetismo. O mimetismo ocorre em várias outras espécies de animais e também entre os vegetais.
Eu aprendi sobre mimetismo nos textos de livros na escola (naquela época sequer tinha uma foto em preto-e-branco para ilustrar) e não sabia que do lado de fora, no jardim, poderia observar o exemplo ao vivo e a cores. Havia uma mata de araucárias preservadas ao lado da escola o que aumentaria as chances de ter esta espécie de mariposa. Hoje, acredito que é bem difícil encontrá-la em áreas urbanizadas.
MARIPOSA-VESPA Macrocneme chrysitis
Ordem: Lepidoptera
Subordem: Glossata
Infraordem: Heteroneura
Superfamília: Noctuoidea
Família: Arctiidae
Subfamília: Arctiinae
Tribo: Euchromiini
Nome em inglês: Blue-green Wasp Mimic
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá,
Estou pela primeira vez em seu blog e achei bastante interessante. Recentemente montei o blog Vândalo Verde com o objetivo de criar uma maior consciência ambiental nas pessoas. Gostaria muito que vocês nos seguissem para podermos compartilhar ideias. O link é vandaloverde.blogspot.com
Grande abraço
Grande achado, Germano! A estratégia é a mesma das corais-falsas, que imitam direitinho as cores das corais-verdadeiras, embora não sejam peçonhentas. Abraços Liana John
Olá, saudações,primeira vez aqui, tenho uma foto de um inseto bem parecido.
Gostaria de enviar pra ver se é o mesmo
Postar um comentário