sexta-feira, 15 de março de 2013

Projeto de Educação Ambiental estimula crianças a conheceram a Mata Atlântica

MARIPOSA ESMERALDA (Ceroctena amynta) Riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica na Serra do Mar descoberta pelo olhar atento das criaanças das escolas públicas de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, participantes do projeto de Educação Ambiental do Instituto Rã-bugio. Clique sobre imagem para ampliar
Nesta semana iniciamos o projeto de educação ambiental com as escolas públicas de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Conhecendo as Riquezas da Mata Atlântica, patrocinado pela empresa WEG.

O projeto tem por objetivo promover o contato, ou seja, a interação dos estudantes com a natureza, mais especificamente, com a Mata Atlântica da Serra do Mar de Jaraguá do Sul, nas trilhas interpretativas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica (CIMA).

O quanto este tipo de projeto é importante para formação destas crianças pode ser percebido no entusiasmo quando elas percorrem as trilhas com os monitores. Estas crianças ficam fascinadas, exploram e observam com muita curiosidade tudo o que encontram.

Nos três dias de atendimentos, as crianças encontraram mais curiosidades da biodiversidade da Mata Atlântica do que os monitores treinados e muito experientes. Encontram uma jararaca jovem (Bothropoides jararaca)  engolindo uma rã. Nem a camuflagem perfeita com as folhas secas do sapo-boi (Proceratophrys boiei) escapou do olhar atendo dos estudantes.

Um achado muito interessante das crianças foi da turma atendida dia 14/03/2013, da E.M.E.F Professora Gertrudes Steilein Milbratz de Jaraguá do Sul. Encontraram sobre uma folha da helicônia (Heliconia farinosa) o exemplar fêmea de uma mariposa que é considerada por muitos com a mais bela do Planeta, a mariposa esmeralda Ceroctena amynta. A foto deste texto foi tirada por Elza Nishimura Woehl que estava acompahando os estudantes.


Ficha da MARIPOSA ESMERALDA
(O exemplar da foto é fêmea)
Nome Cienfífico: Ceroctena amynta

Ordem: Lepidoptera
Subordem: Glossata
Infraordem: Heteroneura
Superfamília: Noctuoidea
Família: Noctuidae/Erebidae
Subfamília: Calpinae
Nome em inglês: Emeraldine


Foto: Elza Nishimura Woehl
Local: Serra do Mar – Centro Interpertativo da Mata Atlântica - Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Data: 14/03/2013

sábado, 9 de março de 2013

Raio atinge plantação de arroz e abre uma cratera

Cratera aberta por um raio que a atingiu esta plantação de arroz em frente da RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC)

Um raio atingiu a plantação de arroz em frente da RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC), e abriu esta cratera da foto. Foi por volta das 16 h do dia 21/12/2012. Nosso vizinho, agricultor, Osni Otto, presenciou o raio incidir em sua plantação e conseguiu localizar a cratera. No dia seguinte, ele me levou até o local e eu tirei estas fotos

Detalhe da cratera aberta por um raio que a atingiu esta plantação de arroz em frente da RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC)
Este raio escolheu o ponto mais baixo, o que confirma um fato já conhecido que nem sempre o raio incide no ponto mais alto. Uma casa do entorno teve lâmpadas e alguns eletrodomésticos queimados e pode ter sido atingida por uma pequena descarga secundária (ramificação) do raio principal que abriu esta enorme cratera.