Nesta semana iniciamos o projeto de educação ambiental com as escolas públicas de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Conhecendo as Riquezas da Mata Atlântica, patrocinado pela empresa WEG.
O projeto tem por objetivo promover o contato, ou seja, a interação dos estudantes com a natureza, mais especificamente, com a Mata Atlântica da Serra do Mar de Jaraguá do Sul, nas trilhas interpretativas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica (CIMA).
O quanto este tipo de projeto é importante para formação destas crianças pode ser percebido no entusiasmo quando elas percorrem as trilhas com os monitores. Estas crianças ficam fascinadas, exploram e observam com muita curiosidade tudo o que encontram.
Nos três dias de atendimentos, as crianças encontraram mais curiosidades da biodiversidade da Mata Atlântica do que os monitores treinados e muito experientes. Encontram uma jararaca jovem (Bothropoides jararaca) engolindo uma rã. Nem a camuflagem perfeita com as folhas secas do sapo-boi (Proceratophrys boiei) escapou do olhar atendo dos estudantes.
Um achado muito interessante das crianças foi da turma atendida dia 14/03/2013, da E.M.E.F Professora Gertrudes Steilein Milbratz de Jaraguá do Sul. Encontraram sobre uma folha da helicônia (Heliconia farinosa) o exemplar fêmea de uma mariposa que é considerada por muitos com a mais bela do Planeta, a mariposa esmeralda Ceroctena amynta. A foto deste texto foi tirada por Elza Nishimura Woehl que estava acompahando os estudantes.
Ficha da MARIPOSA ESMERALDA
(O exemplar da foto é fêmea)
Nome Cienfífico: Ceroctena amynta
Ordem: Lepidoptera
Subordem: Glossata
Infraordem: Heteroneura
Superfamília: Noctuoidea
Família: Noctuidae/Erebidae
Subfamília: Calpinae
Nome em inglês: Emeraldine
Foto: Elza Nishimura Woehl
Local: Serra do Mar – Centro Interpertativo da Mata Atlântica - Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Data: 14/03/2013
sexta-feira, 15 de março de 2013
sábado, 9 de março de 2013
Raio atinge plantação de arroz e abre uma cratera
Cratera aberta por um raio que a atingiu esta plantação de arroz em frente da RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC) |
Um raio atingiu a plantação de arroz em frente da RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC), e abriu esta cratera da foto. Foi por volta das 16 h do dia 21/12/2012. Nosso vizinho, agricultor, Osni Otto, presenciou o raio incidir em sua plantação e conseguiu localizar a cratera. No dia seguinte, ele me levou até o local e eu tirei estas fotos
Detalhe da cratera aberta por um raio que a atingiu esta plantação de arroz em frente da RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC) |
Marcadores:
incidência de raio,
plantação de arroz,
raio,
RPPN
Assinar:
Postagens (Atom)