terça-feira, 26 de junho de 2012

Famoso produtor de TV - CBS News - National Geographic faz matéria do Instituto Rã-bugio

Kosima Weber Liu & John Dennis Liu , Germano & Elza, durante as filmagens às margens do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC). A mata ao lado oposto é a RPPN Corredeiras do Rio Itajaí.

O famoso produtor norte-americano de TV John Dennis Liu (National Geographic e outros) veio com sua equipe ao Brasil para fazer um documentário sobre o projeto de Educação Ambiental do Instituto Rã-bugio em Santa Catarina

Foram 5 dias de filmagens com dezenas de entrevistas feitas em Jaraguá do Sul (SC), no Centro Interpretativo da Mata Atlântica


Gravações com os estudantes nas trilhas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica - Jaraguá do Sul (SC)

E nas RPPNs que estamos criando em Itaiópolis (SC) para salvar as nascentes do rio Itajai.

John Liu demonstrou ter gostado muito do projeto. Fez uma doação do próprio bolso de 500 dólares e disse que vai nos ajudar a conseguir doadores nos países do primeiro mundo para o projeto. Ele não conhecia a Mata Atlântica e nem o Brasil. Ficou encantado de andar conosco pelo meio da mata e das entrevistas com as crianças participantes do projeto.


Gravações com os estudantes nas trilhas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica - Jaraguá do Sul (SC)

John D. Liu trabalhou durante 10 anos na mais importante TV dos Estados Unidos, a CBS News. Já fez trabalhos para a National Geographic e BBC. Foi professor assistente de pesquisa da famosa universidade norte-americana George Mason University


John D. Liu filmando a RPPN Corredeiras do Rio Itajaí em Itaiópolis (SC)

Saiba mais sobre JOHN DENNIS LIU

O produtor de TV norte-americano John Dennis Liu vive na China há mais de 30 anos. Liu ajudou a abrir a filial da TV norte-americana CBS News, em Pequim, no momento da normalização das relações entre os EUA e a China. Ele trabalhou para a CBS News durante 10 anos, deixando-a em 1990. Ele também trabalhou como foto-jornalista para Radiotelevisione Italiana (RAI TV italiana) e Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF televisão alemã).

Liu tem se concentrado sobre a produção cinematográfica ecológica desde meados da década de 1990, e tem escrito, produzido e dirigido filmes sobre campos naturais, desertos, pantanais, oceanos, rios, florestas, Desenvolvimento Urbano, atmosfera, animais em extinção e redução da pobreza. Seu trabalho o levou a mais de 70 países. Muitos de seus filmes têm aparecido na BBC World e outras redes. Em 2003, o Sr. Liu escreveu, produziu e dirigiu "Diário de Jane Goodall na China" para a National Geographic.

Em 1997, o Sr. Liu fundou a ONG Projeto de Mídia para a Educação Ambiental (EEMP), que usa a televisão para difundir o desenvolvimento sustentável e mensagens de saúde pública na China e em outros países e continua a empreender esse esforço. Liu também foi a força motriz na criação e funcionamento da instituição Referência para o Desenvolvimento Sustentável da China e Centro de Pesquisa (CESDRRC), Rede de informação da China sobre HIV/AIDS (CHAIN) e Projeto de Mídia para Educação Ambiental (Mongólia). Por muitos anos Liu estudou e trabalhou para promover o potencial de restauração ecológica, incluindo apresentando os filmes recentes Hope in a Changing Climate (Esperança nas Mudanças Climáticas) e Rwanda – Forests of Hope (Ruanda: Florestas da Esperança).

De 2003 a 2006, o Sr. Liu foi professor visitante na Faculdade de Ciências Aplicadas e Faculdade de Ambiente Construído [tradução do termo “Built Environment” que significa paisagens produzidas pelo homem, como cidades, condominos, parques] da Universidade de West of England (UWE). Em 2006, Liu foi nomeado Fellow Rothamsted Internacional para a Comunicação de Ciência. Em 2009-2010, o Sr. Liu foi nomeado professor assistente de pesquisa na George Mason University.

3 comentários:

Juliana Muniz Pacheco disse...

Parabéns, Germano!!! O Projeto merece uma divulgação internacional mesmo!!! Vamos torcer para que ele traga muita contribuição para você e o Projeto!!

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Parabéns Germano e Elza. Que o sucesso da empreitada de vocês continue para sempre.

Vândalo Verde disse...

Parabéns!! Muito bom!


Confira o nosso post com uma reportagem da Rede Globo local, que fala sobre um laudo que atesta a saúde de uma Paineira Rosa (ao contrário do que dizia a Prefeitura de Curitiba): http://vandaloverde.blogspot.com.br/2012/06/vandalo-verde-na-rpc-tv-rede-globo.html

Abraço