sexta-feira, 17 de julho de 2015

Cidade norte-americana de 1 milhão de habitantes ama os morcegos



Os morcegos são bem vindos em Austin, capital do Texas, com 900 mil habitantes.

Os norte-americanos que vivem em Austin simplesmente adoram os morcegos e nós fomos conferir isso neste final de semana (11 e 12/07/2015).  Centenas de pessoas se aglomeram sobre uma ponte no centro da cidade nas tardes do verão para assistir a revoada de milhares de morcegos que saem das cavidades daquela ponte ao anoitecer, formando uma nuvem escura e executando impressionantes coreografias no céu e entre os edifícios mais altos.

Cerca de 2 milhões de morcegos habitam esta ponte no pico da temporada. São morcegos migratórios que vêm do México durante da primavera e se congregam nesta ponte, permanecendo ali até o final do verão, quando retornam para o México. Só as fêmeas vêm, grávidas de apenas um filhote, para darem à luz nas cavidades daquela ponte.

Tudo começou em 1980 com a construção da nova ponte. Os engenheiros não poderiam imaginar que criariam cavidades perfeitas para servirem de abrigos aos morcegos. No início, quando os morcegos começaram a chegar, a população exigiu providências da prefeitura para expulsarem os morcegos. Chegaram até a proporem explodir a ponte e construir outra.


Então, uma ONG, na verdade uma pessoa, Merlin D. Tuttle, fotógrafo da natureza, que hoje está com 74 anos, começou uma campanha para esclarecer que os morcegos não eram problema, mas a solução para controlar os insetos. Ele foi na Assembléia Legislativa dar palestra para  os deputados, falou com o governador do Texas, com os senadores (estaduais), empresários, comerciantes, jornais, TV.. enfim fez os diabos para convencê-los de que os morcegos não eram problema.

Então, os morcegos passaram a ser bem vindos. Anualmente mais de 100 mil pessoas se aglomeram sobre a ponte ou alugam barcos em busca do melhor ângulo para apreciarem o espetáculo das acrobacias da nuvem de morcegos. Geram uma receita anual de 10 milhões de dólares só em impostos sobre o turismo. Estima-se que em cada vôo noturno estes morcegos devoram 13 toneladas de insetos, proporcionando lucros maiores para agricultura e mais saúde para as pessoas ao consumirem alimentos com menos veneno.

O melhor período para ver os morcegos é durante o mês de agosto, quando os filhotes estão mais desenvolvidos e começam a voar junto com as mamães. Neste período o número de morcegos voando é bem maior. O melhor horário para observá-los é uma hora após o por do sol, pelas 21:30h.































Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul, Santa Catarina
http://www.ra-bugio.org.br/

Aquisição de áreas preservadas de Mata Atlântica e criação de reservas (RPPN)
http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13

Conheça o Centro Interpretativo da Mata Atlântica – Jaraguá do Sul
http://www.ra-bugio.org.br/sede-ra-bugio.php

Acompanhe nosso Projeto de Educação Ambiental nas escolas para salvar a MATA ATLÂNTICA
http://www.ra-bugio.org.br/educacaoambiental.php

Blog

e também na nossa página no FACEBOOK

Nenhum comentário: