quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Gaviões controlando população de pombos nas cidades



 
Aposentados alimentando pombos nas praças das grandes cidades brasileiras é uma cena comum, apesar dos avisos para não fazerem isso.



Os aposentados norte-americanos também fazem isso, mas numa escala que impressiona. Em um local que eu “monitoro” diariamente, que é um parque urbano bem arborizado de 160 hectares, o Hermann Park, em Houston, Texas, são despejados todos os dias um saco de no mínimo 50 kg de comida para aves. É um mistura de diversos tipos de sementes, que não custa barato. É um alimento bem apropriado e balanceado para várias espécies de aves nativas. Eu calculo que esta pessoa deve gastar no mínimo 50 dólares por dia comprando este mix de sementes.



Veja as imagens. Este não é o único local que alguém despeja comida a vontade para as aves neste parque. Próximo dali eu descobri recentemente outro ponto, que deve ser de outra pessoa porque contém algumas sementes diferentes, como de girassol. Boa parte das sementes apodrece porque as aves, apesar de numerosas, não conseguem dar conta da competição entre os aposentados para mostrar quem é mais generoso.



 Os pombos urbanos não são os únicos fregueses deste banquete. Várias aves nativas vêem se alimentar ali. Eu já vi um bando com umas duzentas marrequinhas selvagens, que aparecem geralmente nos dias de chuva.



Os predadores naturais também são atraídos. Quase todos os dias eu tenho observado a disparada dos pombos fugindo do ataque dos gaviões, que costumam não errar o alvo, conforme pode ser comprovado nas imagens.



Certamente existem várias formas mais efetivas de contribuir para a conservação da natureza com a doação de 50 dólares por dia. Mas devemos respeitar a visão e valores destas pessoas que devem se sentir bem ao fazerem isso. Neste caso que eu tenho observado no Hermann Park parece que a intenção é alimentar todas as espécies de aves (nativas) que habitam a imensa área do parque.
 
 

  






























Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul, Santa Catarina
http://www.ra-bugio.org.br/

Aquisição de áreas preservadas de Mata Atlântica e criação de reservas (RPPN) para salvar as nascentes do RIO ITAJAÍ
http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13

Conheça o Centro Interpretativo da Mata Atlântica – Jaraguá do Sul
http://www.ra-bugio.org.br/sede-ra-bugio.php

Acompanhe nosso Projeto de Educação Ambiental nas escolas para salvar a MATA ATLÂNTICA
http://www.ra-bugio.org.br/educacaoambiental.php

Blog

e também na nossa página no FACEBOOK
http://www.facebook.com/pages/Ra-bugio-Salve-a-Natureza/139773049407363

Nenhum comentário: