terça-feira, 14 de julho de 2009

PROFESSORES: A Salvação do Brasil

Professores de Massaranduba (SC)

O sábado do dia 22/08/2008 amanheceu chuvoso na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC). A Elza acordou cedo e muito animada me tirou da cama, pois era dia de atividades práticas em Massaranduba (SC) com os professores da rede pública de ensino daquele município, participante do projeto Serra do Mar: Água & Vida, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.

Foram raras as vezes que eu acompanhei as atividades com os professores. Pensei, num dia como este, com chuva, muito frio, duvido que algum professor vá aparecer lá, ainda mais num sábado, dia de folga deles.

Chegando a Massaranduba, cerca 30 km de Guaramirim, estavam todos os professores nos esperando no local combinado para as atividades às margens do rio Massaranduba.

Foi até comovente observar que todos estavam muitos dispostos para aprender. E mais interessante ainda: soubemos que estes professores passaram a conduzir seus alunos para a beira do rio para repetir os experimentos de monitoramento da poluição por meio indicadores, utilizando corantes naturais extraídos de algumas plantas (veja na cartilha sobre Bacia Hidrográfica).

Eu cheguei a comentar com a Elza: “É graças a dedicação de professores(as) com estes(as) que o Brasil consegue avançar em seu desenvolvimento”

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, são os professores, desclassificados a pelo menos 30 anos neste pais, em péssimas condições de trabalho, mal remunerados, desrespeitados por todos...inclusive pelos alunos ... sim são eles, somos nós, que mantemos a caminhada rumo ao aperfeiçoamento humano. Obrigada por existirem, Germano e Elza, obrigada pelo post/elogio, obrigada pelo exemplo: educação é pelo exemplo!