terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Salvamos uma mata com araucárias gigantes em SC

Uma das 72 araucárias gigantes da área recém adquirida por Elza&Germano.
CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AMPLIAR

CONCRETIZAMOS hoje, 01/12/2009, a compra de mais uma mata preservadíssima com gigantescas araucárias centenárias, além de outras árvores raras e ameaçadas de extinção como a canela-preta, perobas etc. que poderiam ser derrubadas a qualquer momento.

A área mede 56,2 hectares e fica nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC) e engloba toda a bacia hidrográfica do rio Caçador e fica bem próxima da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí

Uma das araucárias da área recém adquirada, que não é a maior.

No total, já possuímos 500 hectares de Mata Atlântica preservada naquela região, que estão sendo transformadas em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), situação onde nunca mais poderão ser desmatadas. São muitos quilômetros de matas ciliares salvos. Beneficiamos desta forma toda a população de Blumenau, Itajai... que tanto dependem da preservação das cabeceiras do rio Itajaí.

O desmatamento está intenso na região. Se estas áreas não forem compradas, serão desmatadas a qualquer momento. No desmatamento ocorre uma grande perda de biodiversidade, que é para sempre, e também emissão de gases do efeito estufa que agravam o problema do aquecimento global.

O ecossistema "Mata de Araucárias" está em processo acelerado de extinção. Restam pouquíssimas áreas bem preservadas

4 comentários:

i´m not a blogger! disse...

Meus sinceros parabéns por todo trabalho em prol da conservação que vocês realizam!

autor desconhecido disse...

parabens pelo trabalho, uma barbaridade essa gente sem respeito pela vida. vcs impediram um crime contra a natureza, arvores como essas deviam ser protegidas como patrimônio da humanidade.

Prof. Jarmuth Andrade disse...

Você é mesmo um GIGANTE, meu caro Germano...só podia ser um FÍSICO E AMBIENTALISTA!

Parabéns e saiba que tenho muito orgulho de conhecê-lo (mesmo que virtualmente), seguir seus passos em defesa da natureza e ser seu amigo!

Cada um fazendo a sua parte, faremos muito!

Jarmuth/ISOSRiosBr

Sensibilidade a navegar com poesias disse...

Parabéns pelo belo Blog, realmente temos que lutar pela natureza, pois ela nos oferece muita coisa boa, ar, alimento, flores, sombra, cada uma com uma história, precisamos preservar...te seguindo...