terça-feira, 1 de junho de 2010

O Príncipe da Serra do Mar de Joinville

Campos de Altitude (Alto Quiriri), nas montanhas mais altas da Serra do Mar, um ecossistema muito especial, raríssimo e muito ameaçado que o nosso "principe" Sr. Carlos F. A. Schneider salvou para as gerações futuras.

Dizem que Joinville (SC) é a cidade dos Príncipes. Neste final de semana ficamos sabendo que é mesmo quando tivemos o privilégio de conhecer pessoalmente pelo menos um deles. Não sei se existem outros naquela cidade.

Ele não é estrangeiro, mas um brasileiro digno de merecer este título, que nos enche de orgulho e deverá ficar para a história da conservação da natureza do nosso País. Um benfeitor da humanidade que salvou da destruição uma área significativa da Serra do Mar na região norte de Santa Catarina, algo em torno de 10 mil hectares, até agora.

Estou me referindo ao Sr. Carlos F. A. Schneider, 86 anos, um dos mais bem sucedidos empresários brasileiros do ramo industrial que figura também como destaque na galeria de honra da história da industrialização do nosso País. Um de seus empreendimentos é a empresa CISER S.A. fundada por ele em 1959, em Joinville (SC), uma das maiores fabricantes de porcas e parafusos da América Latina, fornecedora para montadoras de automóveis etc.

Muitos devem ficar intrigados com o fato de uma porção significativa da Serra do Mar em Joinville estar ainda tão bem preservada, apesar da enorme pressão. Afinal, Joinville é uma metrópole, sendo a cidade mais populosa e a mais desenvolvida de Santa Catarina. Mas não é por acaso que ainda temos este patrimônio natural. É fruto do esforço do nosso príncipe de verdade.

São consideráveis os benefícios para a população de Joinville deste excelente estado de preservação da Serra do Mar, pois proporciona muita qualidade de vida para a população. Os habitantes de Joinville têm o privilégio de beber uma água de qualidade tão boa quanto àquela que só é servida para a população que vive em metrópoles do primeiro mundo, como Nova York e Tóquio. É a genuína “água da serra”.

Paisagem típica do Campos de Altitude na Serra do Mar de Joinville e Garuva (SC), região conhecida como Alto Quriri. As nascentes de muitos rios surgem nesta paisagem natural de campos com vegetação arbórea nos vales, onde nascem os riachos. Este riquíssimo patrimônio foi salvo pelo Sr. Carlos F. A. Schneider que há anos vem comprando e preservando estas áreas.

Nosso príncipe proporcionou para a geração atual de joinvilenses pode usufruir das belíssimas paisagens intactas da Serra do Mar e da água puríssima das centenas de rios e riachos que descem a serra protegidos pela Mata Atlântica que recobre as montanhas de granito porque teve a sorte de existir na comunidade uma pessoa com visão no futuro, o Sr. Carlos F. A. Schneider.

Há décadas nosso príncipe vem comprando aos poucos estas áreas preservadas de Mata Atlântica densa que recobrem as colossais montanhas de quase pura rocha de granito que formam a Serra do Mar e abrigam uma riquíssima biodiversidade. Ele reverte para a comunidade tudo o que tem conseguido ganhar com sua competência empresarial na forma de um benefício de importância tão extraordinária. É um exemplo raro de empresário brasileiro que faça uma destinação tão nobre dos lucros de um negócio.

Daqui a 100, 200 ou 3.000 mil anos as pessoas que nos substituirão certamente vão se orgulhar muito da atitude muito ousada para esta época do Sr. Carlos F. A. Schneider, de ter olhado para o passado e para o futuro próximo e distante, percebendo, assim, o quanto é crucial salvar um monumento natural desta magnitude para a perpetuação de milhares de formas de vida que compartilham o Planeta conosco.

Com tantos benefícios para a sociedade, você deve estar imaginando que nas datas comemorativas tais como o Dia do Meio Ambiente, a cidade inteira presta homenagens para o nosso príncipe e que as escolas orientam seus alunos para neste dia contemplem a Serra do Mar enquanto falam sobre a contribuição de pessoas como o Sr. Carlos Schneider para que toda aquela beleza exuberante não seja apenas uma miragem. Mas, eu já vou logo avisando: é bom não se iludir muito.

Quando você chega a Joinville, pela rodoviária ou aeroporto, o serviço de som já lhe prepara para que não tenha o dissabor de uma grande decepção no que se refere a importância que a geração atual dá para o patrimônio natural. Eles começam anunciando o seguinte: “Joinville: a cidade alemã que tem um toque da aristocracia francesa”. Mais uma vez, quero alertar que o locutor não se refere aos alemães e franceses de hoje e nem dos últimos 300 anos ou mais, no que diz respeito à percepção sobre a importância da conservação da natureza.

Daí podemos ter idéia do que significa existir nos tempos atuais um empresário com os valores do Sr. Carlos F. A. Schneider. Como a tendência da sociedade é sempre no sentido de melhorar a medida que o tempo passa, embora algumas mais rapidamente do que outras, não deverá demorar muito para que os visitantes de Joinville ao desembarcarem no aeroporto ou na rodoviária enquanto se deslumbram com a paisagem da Serra do Mar ouvirem o locutor dizer: “Joinville: uma cidade que preservou esta belíssima paisagem natural que você esta apreciando porque teve em sua comunidade um príncipe chamado Carlos F. A. Schneider”. E você finalmente entenderá que faz algum sentido Joinville ser rotulada de “a cidade dos príncipes”.

Encontro com o "Principe da Serra do Mar de Joinville" Sr. Carlos F. A. Schneider, que tem 86 anos.

Foi interessante a forma como ocorreu este nosso agradável e inesquecível encontro com o Sr. Carlos F. A. Schneider. Ele leu uma matéria publicada no jornal A Noticia, sobre as matas preservadas que compramos aos poucos, pedacinho por pedacinho, na tentativa desesperada de tentar salvá-las. Então, pediu aos familiares que agendassem um encontro porque queria nos conhecer, mesmo sabendo que a nossa humilde escala para salvar a natureza não arranha sequer uma fração centesimal da escala empreendida por ele.

9 comentários:

Unknown disse...

belo trabalho!

Scheila - Rã-bugio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Scheila - Rã-bugio disse...

Germano e Elza,
Parabéns pela enorme dedicação e grande trabalho que vocês vem desempenhando ao longo destes anos.
Fico muito feliz em saber que ainda existem pessoas como Sr. Carlos Schneider em pleno século XXI, preocupados com a qualidade de vida das futuras gerações.

Geraldo SJardim disse...

Realmente tiveram pessoas no passado que foram visionárias, futuristas, desapegadas, humanistas, PLANETÁRIAS!!! Este senhor é uma destas em que somente DEUS dará o verdadeiro premio nobel UNIVERSAL !!! Outras como nosso governador Leonel pavan e Luiz henrique da Silveira de SC..só mesmo a lata de lixo da humanidade...

Mariza disse...

Oi, Germano.
Que lindo encontro e experiência!
Tomara que possamos descobrir outros "principes" como esse, nesse imenso Brasil; porque se esse existe, deve haver outros não?
Parabéns a você e Elza pelo trabalho que realizam e uma grande e admirada reverência diante do nobre coração do Sr. Carlos Schneider.
Abraços,
Mariza

resgato disse...

Que ele passe às próximas gerações essa mensagem maravilhosa

Sibele - Rã-bugio disse...

...e que a sociedade passe a reconhecer o valor de pessoas como vocês que realmente defendem a natureza!

Adalberto Day disse...

Germano
Parabéns pelo belo trabalho, principalmente sobre a natureza. Belas imagens você nos mostra da natureza que é divina.
Sempre que posso dou uma passadinha por aqui para ver suas novas postagens.
Abraços Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

MAIRA MIRANDA disse...

Olá Germano e Elza!

Admiro muito o trabalho de vcs.
Já se passaram alguns anos ainda estava concluindo minha graduação na UNIVILLE São Bento do Sul quando vcs apresentaram seus trabalhos para tirma todos ficaram impressionados. Gostei muito de encontrar o blog e desta postagem sobre o Sr Carlos Schneider. Sou educadora e aqui em Campo Alegre temos uma escola com o nome deste Sr que é beneficiada com suas doações e carinhos. Fiz um post no meu blog sobre isso.

Abraços:
Maira Miranda
http://profmairatarrago.blogspot.com

http:profmairaolimpiada.blogspot.com