Estudantes de Joinville em contato com a natureza e atentos às explicações de Elza Nishimura Woehl na trilha do Parque Natural Morro do Finder. O projeto vai atender 10 mil estudantes das escolas públicas municipais e estaduais de Joinville.
O Instituto Rã-bugio está em Joinville desenvolvendo com as escolas públicas o maior projeto de Educação Ambiental de sua história, intitulado “Educação ambiental para salvar a Serra do Mar”
A meta é atender 10 mil estudantes em atividades interativas com a natureza (trilhas em matas preservadas) proporcionando um grande aprendizado para estes estudantes sobre a Mata Atlântica, como a sua riquíssima biodiversidade, os serviços ambientais como a proteção das nascentes e dos rios. As atividades tiveram início na segunda quinzena de novembro/2011.
O financiamento deste projeto foi submetido e aprovado pelo Conselho do Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL)*, presidido pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, do Ministério Público de Santa Catarina. TERMO DE CONVÊNIO N. 005/2011/FRBL - Processo n. 054/2010/FRBL).
Este projeto beneficia a cidade de Joinville e está sendo desenvolvido em parceria com as escolas públicas por meio de um convênio com a Secretária Municipal de Educação de Joinville e Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR).
Joinville é uma cidade que tem pelo menos uma dezena de áreas naturais preservadas na região urbana com toda a infraestrutura e segurança para atividades ao ar livre com os estudantes e com vários tipos de ecossistemas, como manguezais, restingas e floresta densa da Mata Atlântica cortadas por rios de águas cristalinas da Serra do Mar, repletas de biodiversidade.
Para as atividades estão sendo utilizadas as seguintes áreas:
Parque Natural Municipal da Caieira (convênio com a FUNDEMA)
Parque Natural Morro do Finder (convênio com a FUNDEMA)
Jardim Botânico da UNIVILLE (convênio com a UNIVILLE)
Resultados esperados
Todo o entorno da cidade de Joinville é cercado por extensas áreas de ecossistemas preservados (manguezais, Serra do Mar, Restinga e Campos de Altitude) sob forte ameaça de destruição. É de fundamental importância o esforço da nossa geração em formar valores na sociedade para que haja interesse, empenho e comprometimento em assegurar a proteção deste rico patrimônio natural para as gerações futuras.
Com certeza, a decisão dos conselheiros do FRBL de investir os recursos do Fundo em projetos de Educação Ambiental como este vai dar um excelente retorno para a sociedade e fazer a diferença para o futuro do Brasil.
* O FRBL do Ministério Público de Santa Catarina é constituído por receita decorrente de condenações judiciais, por doações, transferências orçamentárias, multas aplicadas em caso de descumprimento judicial (como as previstas nos acordos extrajudiciais) e rendimentos de depósitos bancários e aplicações financeiras (observadas as disposições legais pertinentes)
Estudantes de Joinville em contato com a natureza na trilha do Parque Natural Morro do Finder
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Uauuuuu! Parabéns, Germano e Elza.
Que belo trabalho! Que futuro promissor para essas crianças e para o Brasil.
Sejam abençoados!
Postar um comentário