quarta-feira, 10 de outubro de 2012

As impecáveis escolas públicas da Coréia do Sul

Educação levada a sério: A impressionante estrutura das escolas públicas de ensino básico de uma região agrícola do interior da Província de Jeju, Coréia do Sul. Foto tirada da rua, através da janela de um ônibus urbano. Observamos o mesmo padrão em todas as escolas que encontramos.
 Quando estivemos na Coréia do Sul, na ilha província de Jeju, para a Cerimônia do Prêmio Luc Hoffmann que recebemos da IUCN (Luc Hoffmann Award) fizemos uma viagem de ônibus urbano entre o centro de Seogwipo até a cratera do vulcão inativo Seongsan Ilchul-bong, um trajeto de 60 quilômetros que passa por vários vilarejos.

Neste trajeto vimos pelo menos 10 escolas públicas de ensino fundamental. Através da janela do ônibus eu consegui fotografar algumas. São as imagens desta matéria.
Estudantes coreanos do ensino médio. Idade 15 anos. Estavam apresentando um trabalho científico no Congresso Mundial da Conservação da Natureza (World Conservation Congress). A garota ao lado da Elza nos contou que está estudando espanhol - e já fala muito bem. Todo falam bem ingês.
Todas as escolas que vimos apresentam o mesmo padrão que aparece nas imagens: um belíssimo jardim na frente, um campo de beisebol (baseball) e outro de futebol com uma pista de atletismo em volta e, aos fundos, o prédio. Reparem como são harmoniosas as instalações. Tudo impecável, muito limpo e organizado e nenhum sinal de vandalismo ou falta de manutenção. 

Lembrando que são escolas de uma região do interior (agrícola) de uma das províncias da Coréia do Sul, onde, além das áreas com natureza preservada, a gente só vê agricultura com plantações de tangerina (Dekopon ou Decopon) e verduras, na limitada área de solo fértil dessa ilha vulcânica.

A profissão de professor de ensino básico é uma das mais valorizada na Coréia do Sul. Dentre os melhores alunos que se formam nas universidades 5% optam pela carreira de professor de ensino básico das escolas públicas.

A beleza dos jardins em frente da escola é impressionante.
Estudantes jogando beisebol no campo que fica na frente do prédio da escola.
Durante o período de aulas os portões ficam abertos
A disciplina exemplar dos estudantes coreanos pode ser constatada nesta imagem durante a visita à cratera do vulcão inativo Seongsan Ilchul-bong, na ilha de Jeju, Coréia do Sul
Professor guiando seus alunos, estudantes do ensino fundamental, na trilha para a cratera do vulcão inativo Seongsan Ilchul-bong, na ilha de Jeju, Coréia do Sul

Um comentário:

Um giramundo feliz disse...

Barbaridade. Enquanto lia imaginava o brasil. Caramba. Temos tudo. Espaço, dinheiro sobrando, todas as condições. porém (sempre um porém) enquanto tivermos os que comandam se comprando e se vendendo, corrompendo qualquer resquício de moral, fica difícil.
Educação aqui não é prioridade de fato, pois se fosse os que se favorecem com a má qualidade, estaria na lista de extinção. Mas não podemos culpar os que sistema. se não fizermos a nossa parte.