terça-feira, 5 de novembro de 2013

Estudantes de Curitiba atendidos nas trilhas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica

Estudante Isabela Kaiser, 11 anos, nas trilhas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica durante entrevista para Rede Record de TV. Clique sobre a imagem para ampliar.

Nos dias 28 e 29 de outubro de 2013 atendemos na trilha do Centro Interpretativo da Mata Atlântica 80 estudantes e 5 professores de Curitiba, do Colégio Curitibano Adventista Bom Retiro. Eles viajaram 176 km, que é a distância entre Curitiba e Jaraguá do Sul.

Foi proporcionado a estes alunos e professores muito motivados o contato com a natureza da Serra do Mar, onde a Mata Atlântica exibe sua maior riqueza de biodiversidade. Sempre muito curiosos e interessados em tudo, puderam observar várias espécies de anfíbios que eram encontrados na trilha, além de outros animais e plantas típicas deste ecossistema.

Os estudantes tinham idade entre 10 e 12 anos e demonstraram ter bons conhecimentos sobre os problemas ambientais, como perda de habitat, ameaça aos ecossistemas de plantas invasoras. Eu, particularmente, fiquei muito impressionado com o excelente nível de educação destes adolescentes. Estão sendo muito bem preparados para o futuro.

Acompanhei as entrevistas que alguns deram para o repórter da Rede Record que estava no dia 28 gravando uma matéria de TV sobre nosso projeto de educação ambiental. Responderam com grande desenvoltura às perguntas do repórter sobre o aprendizado que estavam tendo na trilha interpretativa e dos problemas ambientais da humanidade.

Tivemos uma satisfação muito grande em atende-los e com certeza será muito importante para a formação deles a experiência fascinante que vivenciaram nas trilhas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica.

Contato com a natureza: Estudantes do Colégio Curitibano Adventista Bom Retiro de Curitiba nas atividades de educação ambiental na trilha do Centro Interpretativo da Mata Atlântica, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
Clique sobre a imagem para ampliar.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá, parabéns pela iniciativa!
Sou professora e gostaria de saber se consigo levar meus alunos, e o que é necessário fazer?

Abraços!
Rosane

Germano Woehl disse...

Professora Rosane,
É só fazer o agendamento com a Elza ou Valéria - por telefone (47) 3274-8613 ou e-mail: elza@ra-bugio.org.br

Não paga nada pelo atendimento. Mas o fretamento do ônibus e lanche é por conta da escola.

Germano

Rafa Marques disse...

Foi excelente os dois dias que passamos aí, ano que vem com td certeza estarei levando mais turmas.
Parabéns pelo excelente trabalho.

Germano Woehl disse...

O biólogo Rafael Marques foi um dos professores do grupo. Disse que já conhecia e acompanhava nosso projeto há anos. Com muito empenho, ajudou muito na trilha, complementando as explicações para seus alunos. Esteve nos dois dias (viagem de ida e volta para Curitiba nos dois dia consecutivos).

Mariza disse...

Olá, Germano, é alentador saber que novas gerações estão interessadas e se preocupam com o eco sistema e a biodiversidade no nosso país. Tomara que esses jovens e dedicados estudantes se multipliquem pelo Brasil afora, mas sem sombra de dúvidas a Rã-Bugio é um exemplo de entidade pesquisadora que alimenta essa magnífica oportunidade dada aos jovens. Parabéns!

Juliano Carvalho Bueno disse...

Parabéns pelo belo trabalho e quero levar meus alunos para conhecer esse belo projeto.

Juliano Carvalho Bueno - Joinville