sábado, 14 de dezembro de 2013

Fundador do Instituto Rã-bugio ganha prêmio da Sociedade Brasileira de Zoologia


PERERECA-VERDE (Aplastodiscus ehrhardti) uma das riquezas da biodiversidade da Mata Atlântica. Clique sobre a imagem para ampliar
A Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), sediada no Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, que congrega pesquisadores brasileiros da área de zoologia, agraciou o ambientalista catarinense Germano Woehl Junior com o Prêmio “Novaes Ramires: Destaque Individual em Conservação”.

Este prêmio é destinado ao indivíduo que ao longo de sua trajetória como cidadão e/ou profissional tenha desenvolvido conjunto de atividades com impacto significativo para a conservação da natureza.

A indicação ao prêmio foi feita por pesquisadores da área e julgamento da diretoria da SBZ que concedeu o prêmio pelo reconhecimento das iniciativas em prol da natureza de Germano e sua esposa Elza Nishimura Woehl, como a criação da ONG, Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade, com sede em Jaraguá do Sul (SC).

Nas atividades de educação ambiental o Instituto Rã-bugio já atendeu cerca de 60 mil estudantes e 3100 professores em trilhas interpretativas da Mata Atlântica. O casal adquiriu e transformou em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) 856 hectares de Mata Atlântica bem preservada, que foi comprada aos poucos para salvá-la do desmatamento, sendo que uma parte foi adquirida com ajuda de doadores.

Além destas ações, o casal conseguiu captar recursos por meio de doações de pessoas físicas, patrocínio de empresas e apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul e construiu um centro da natureza, o Centro Interpretativo da Mata Atlântica, na Serra do Mar, em Jaraguá do Sul (SC), com toda a infraestrutura para atender as escolas nas atividades em trilhas onde é proporcionado o contato com a natureza das crianças e adolescentes para eles valorizarem as áreas naturais e aprenderem sobre a biodiversidade no próprio hábitat.

A premiação será entregue na cerimônia de abertura do XXX Congresso Brasileiro de Zoologia a ser realizada em Porto Alegre no dia 04 de fevereiro de 2014, às 18h. A família Novaes Ramires, que dá nome ao prêmio, fará uma doação em dinheiro como complementação à premiação.

Nenhum comentário: