sábado, 25 de novembro de 2017

Plantas frutíferas para alimentar as aves nas áreas urbanas

 
FRUTA-DO-SABIÁ (Acnistus arborescens) uma excelente planta para ter em casa. Os passarinhos apreciam muito seus frutos.

Saciando a fome das aves da Mata Atlântica que frequentam as áreas urbanas. Há mais de 70 moradores do interior paulista já tinham esta preocupação

Frutíferas para alimentar aves nas áreas urbanas. Quais plantas são ideais?




Estudos científicos revelam que só as áreas protegidas por Unidades de Conservação da natureza são necessárias mas não suficientes para garantir a perpetuação de muitas espécies de animais (mamíferos, aves etc.).

Muitas aves habitam as áreas urbanas permanentemente ou só de passagem. Alguns moradores gostam de ver as aves nativas habitando seus quintais e jardins e plantam frutíferas com a finalidade de atraí-los.

As fotos mostram um exemplo. São de São José dos Campos (SP), Jardim Paulista. Fotografei porque achei interessante a abundância dos frutos que são produzidos quase o ano todo e são muito apreciados pelas aves de várias espécies.

 Quando estava fazendo as fotos o proprietário veio conversar. Contou que foi plantada há mais de 70 anos, pelo seu pai, já falecido. E com a finalidade de alimentar as aves. Naquela época seu pai já tinha esta preocupação.

Ele disse que não sabia o nome. Mas graças a ajuda da Lucia S. Lopes (ver comentários) descobri que é conhecida como FRUTA DO SABIÁ (Acnistus arborescens), Família: Solanaceae. É nativa do Brasil, tem ocorrência registrada para algumas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo,  enfim em quase todos os Estados.

É importante saber também se tem o potencial de ser uma planta invasora nas regiões onde não é nativa, porque é uma planta muito disseminada pelas aves.









  




 














--------------------------------------------------
Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul (SC)
http://www.ra-bugio.org.br/

Aquisição de áreas preservadas de Mata Atlântica e criação de reservas (RPPN) para salvar as nascentes do rio Itajaí
http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13

Acompanhe nosso Projeto de Educação Ambiental nas escolas para salvar a MATA ATLÂNTICA
http://www.ra-bugio.org.br/educacaoambiental.php

Nenhum comentário: