segunda-feira, 6 de maio de 2019

Árvores da Mata Atlântica estão ficando doentes e morrendo

Está ocorrendo algo muito estranho com as árvores adultas na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC), ao pé da Serra do Mar. Nos últimos 30 dias, em uma área de apenas 1 hectares observamos 7 árvores tombarem, sem ter vento, em dia de tempo bom, ensolarado.

As árvores eram de diferentes espécies e ao tombarem levaram outras árvores junto, abrindo enormes clareiras. É normal uma árvore ou outra tombar, mas não uma quantidade tão grande. A floresta é secundária, regenerou naturalmente de uma área desmatada completamente há 70 anos. O tempo de vida das árvores não explica porque o exemplar que tombou no domingo, 05/05/2019 por volta do meio dia era uma canjarana (Cabralea canjerana) que tem um tempo de vida meu longo, mais do que 70 anos.

Observamos que as raízes das árvores que tomaram estavam apodrecidas, conforme mostram as imagens. Um fungo está atacando as raízes das árvores. Por que isso está ocorrendo de forma tão intensa? O problema pode estar ocorrendo em toda a Serra do Mar próximo das baixadas, que é tudo de mata secundária. Observamos muitas árvores tombadas em outro local, bem distante da RPPN, mas não sabemos se é normal.

Na RPPN está fora da normalidade, porque moramos no local há 25 anos e nunca vimos tantas árvores tombarem num período tão curto de tempo nas proximidades da sede (nossa residência de campo). O tombamento das árvores é detectado pelos fortes estrondos. Ainda não fizemos o levantamento completo de toda a área da RPPN, que tem uma parte de mata primária com gigantescas árvores centenárias, área que nunca foi desmatada, onde não teve tombamento de uma árvore sequer desde que compramos a área há 25 anos. A última vez que andei nesta parte foi há 60 dias e estava tudo normal.
































Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul, SC
http://www.ra-bugio.org.br/

Aquisição de áreas preservadas de Mata Atlântica e criação de reservas (RPPN) para salvar as nascentes do rio Itajaí
http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13

Acompanhe nosso Projeto de Educação Ambiental nas escolas para salvar a MATA ATLÂNTICA
http://www.ra-bugio.org.br/educacaoambiental.php

Facebook
https://www.facebook.com/InstitutoRaBugio/

6 comentários:

Juliana Sphynx disse...

Faltam leis para replantio e obrigações de plantio =(

datriyo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
meetme disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anast Asiaani disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Quinn Warner disse...

I really thank you for that great post and Please add a more new post. Do well...! For more information visit this site: arabiandate.com login

suzy0812 disse...

I really thank you for that great post and Please add a more new post. Do well...! For more information visit this site: amo latina.com