quarta-feira, 19 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISTA DO ESPAÇO



Um sonho está se realizando! Um projeto que começou atendendo as escolas em nossa casa (chácara), em Guaramirim (SC), e ganhou uma escala impressionante.

O google earth já atualizou as imagens de Jaraguá do Sul - SC. Agora dá para ver as instalações do Centro Interpretativo da Mata Atlântica (CIMA), novo centro de Educação Ambiental do Instituto Rã-bugio, que vai dar escala no atendimento das escolas de Santa Catarina para valorização das áreas preservadas. A inauguração será em breve!!!

Este local poderia ter outra destinação (já existia aquela terraplanagem que aparece na imagem desde a década de 90). Em parte da área havia uma plantação de eucalipto e a mata regenerou, mas o restante permaneceu com mata primária. Ali, já funcionou um centro de triagem de lixo reciclável e um estande de tiro da policia militar. Em 2005 a área foi cedida em comodato ao Instituto Rã-bugio.

Demos um destino nobre para esta imensa área preservada na ameaçada SERRA DO MAR da região norte de Santa Catarina. São 40 hectares de área preservada (que será transformada em Unidade de Conservação da Natureza). A trilha interpretativa principal pelo meio da mata preservada tem 1.150 metros. Era uma estrada abandonada utilizada pelos jipeiros.

Para quem quiser explorar no programa Google Earth, as coordenadas geográficas das instalações são
26 31 16.82 S 49 06 16.27 W (copiar e colar no campo PESQUISA do programa Google Earth)

A realização deste sonho só foi possível graças ao apoio das seguintes pessoas fisicas e instituições

Sr. Moacyr Sens

PETROBRAS - Programa Petrobras Ambiental 2006

Fundação AVINA

Instituto HSBC Solidariedade

2 comentários:

Mimirabolante disse...

que coisa boa.....é bom ver as iniciativas darem certo.....

Sandra Maria disse...

Parabéns a todos vcs que fazem acontecer.