Gaturamo que foi salvo por uma jovem estudante de biologia que ama a natureza (clique sobre a imagem para ampliá-la)
Na semana passada, durante o intervalo das atividades de interpretação de trilha, na RPPN Santuário Rã-bugio, quando atendíamos uma escola pública de Navegantes (SC), uma de nossas estagiárias, acadêmica de Biologia, contou-nos uma história bastante motivadora sobre sua atitude corajosa que nos encheu de orgulho, pois é uma prova de que esta jovem estudante realmente ama a natureza.
Ela estava passeando com a família na Vila da Glória, em Joinville (SC). E na frente de uma residência ela presenciou um crime ambiental: um gaturamo (Euphonia violacea), passarinho da Mata Atlântica, preso e se debatendo muito em uma gaiola com um alçapão armado, que ela tratou de fotografar (veja a foto acima). O gaturamo estava com parte próxima ao bico sangrando e muito machucada de tanto que se debatia na gaiola, tentando escapar.
Como o infrator não deu as caras, ela não hesitou em dar a liberdade imediata para o gaturamo. Em seguida, estraçalhou o alçapão e a gaiola e jogou tudo no meio do mato.
O gaturamo é uma ave que não sobrevive muito tempo na gaiola, porque precisa de uma alimentação muito especial que só encontra nas matas bem preservadas. Portanto é uma crueldade muito grande mantê-lo preso. A gaiola é a morte certa em poucas semanas.
É adaptado para se alimentar quase que exclusivamente de frutos. Raramente come insetos. É uma ave altamente evoluída para se alimentar somente de frutos de polpa bem macia. Não tem papo e a moela é degenerada, ou seja, possuem baixa capacidade de processamento mecânico dos alimentos ingeridos. O alimento é pouco aproveitado e eliminado poucos minutos após a ingestão.
8 comentários:
parabéns!!!!!!!
essa é uma atitude que merece ser comentada.
Germano, parabéns pelo blog!
Renata Buono
tomara seu exemplo seja seguido por todos que amam os animais verdadeiramente
Poxa, uma pena que o infeliz não foi encontrado para ser punido.
É isso aí Germano... depois daquele episódio com as saíras que a Elza presenciou que chocou a todos, quem sabe a indignação do momento de lembrar da maldade que os seres humanos cometem não tenha inspirado a colega a nem pensar... e sim aproveitar o momento e soltar o gaturamo.
Parabéns a ambos... a você por estar nos trazendo um assunto legal, a colega por ter dado liberdade ao gaturamo, e ao pássarinho que ganhou a libertade e continuará só nos fazendo o bem!
Abraços
Gaiolas sao jaulas sem justificativa! Eles tem asas para voar... Parabens pela coragem!
Liberdade não só aos Gaturamos, e também a todas as aves silvestres que, em cativeiro, não vivem, apenas vegetam, presos sem nenhuma alternativa para alegrar e mover a vida.
Mantenho uma pequena plataforma adequada para a banho, alimentação e água, destinada a receber os mais ilustres visitantes da Mantiqueira, em minha residência, em Extrema-MG. Essa plataforma, só tem cobertura para proteção de sol ou chva, é aberta por todos os lados.
Assim, aprecio todos os dias, pelas manhãs e ao por do sol, os nossos ilustres e belíssimos amigos, irem e virem livremente. Se cada um de nós pudessemos providenciar este tipo de alimentador, fixado em uma pequena árvore do quintal, ou beiral do telhado, teremos uma infinidade de pequenos ilustres e importantíssemos vizitantes todos os dias. Inclusive para escolar meus netinhos, que ficam maravilhados com a frequencia de pássaros silvestres.
Em Corupá a nascente do rio das cachoeiras esta desmatada.
Posição: S 26° 23´29,76´´e W 49° 21´34,56´´
Por favor façam algo!
Ai como é bom saber essas histórias, heróicas e motivadoras.
Se puderem mandem um beijo pra ela.
Postar um comentário