quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

As mais belas borboletas do Brasil vivem na RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis, SC

Riqueza da biodiversidade da RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC): exemplar macho da espécie Myscelia orsis, uma das mais belas borboletas do Brasil

No dia 18/01/2010, por volta das 9 h, vimos um GATO-DO-MATO-MARACAJÁ, espécie ameaçada de extinção, nas trilhas da RPPN das Araucárias Gigantes.

No encontro, ele parou uns 8 metros na nossa frente e permaneceu olhando para nós durante uns 10 segundos. Em seguida, correu para o meio da floresta. Não deu tempo para fotografá-lo, infelizmente.

As evidências mais notáveis da riqueza da biodiversidade das nossas áreas preservadas em Itaiópolis (SC) - RPPN das Araucárias Gigantes e RPPN das Corredeiras do Rio Itajaí - são as aves e borboletas, por serem mais fáceis de serem observadas.

Nesta semana, tive o prazer de fotografar na RPPN das Araucárias Gigantes uma das borboletas mais bonitas do Brasil (veja imagem acima), que é um exemplar MACHO da espécie Myscelia orsis. Veja outras fotos de borboletas em nosso site clicando aqui.

Jamais alguém vai encontrar nos jardins de uma residência na área urbana espécies de borboletas como esta porque elas são muito sensíveis e dependem de florestas bem preservadas para viverem.

12 comentários:

Unknown disse...

Que bela imagem! Maravilhoso trabalho! É bom saber que em meio a tantas notícias ruins de desmatamento e extinção de animais, por culpa do ser humano, o maior destruidor, alguns humanos ainda são capazes de preservar e proteger a biodiversidade.

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Germano, cê tá brincando que isto existe. que espetáculo de borboleta, é quase inacreditável de tão bela e exótica.
parabéns

Artes Fameg disse...

maravilhosas sao estas borboletas..parabens já as lagartas deu ate um arrepio so de ver a foto dela...

angela_fantin disse...

Uma fantástica foto da importância na preservação da biodiversidade no mundo!!E o nosso Brasil existe uma riqueza imensa,só precisa ser protegida.
Parabéns pelo trabalho que garante a perpetuação das espécies!!
Abraços!!

Beck disse...

Parabéns Germano! Excelente trabalho!
As pessoas são fascinadas pelas borboletas ao mesmo tempo que têm aversão às lagartas. Esquecemos que muitas vezes são os mesmos animais... :) Fico muito curioso em saber em que borboleta ou mariposa se transformaria aquela lagarta dos acidentes. Grande abraço!

ecobrita disse...

ESPETÁCULO DA NATUREZA, GEMANO! OBrigada por dividir...

ecobrita disse...

ESPETÁCULO DA NATUREZA, GEMANO. OBrigada por dividir

ecobrita disse...

ESPETÁCULO DA NATUREZA, GEMANO! OBrigada por dividir...

Odila disse...

GERMANO QUE BELEZA!!ENQUANTO HOUVER PESSOAS COMO VOCÊS QUE PENSAM NAS FUTURAS GERAÇÕES, SAVA-SE TODO OS ECOSSISTEMAS DE UMA REGIÃO , REAMENTE DEVE-SE COKMEÇAR PELOS ALUNOS, JÁ FIZ E FOI A MELHOR EXPERIÊNCIA QUE TIVE E SÃO ELES QUE MELHOR IDENTIFICAM OS ECOSSISTEMAS.
PARABÉNS POR PROPORCIONAR UM PLANETA MELHOR!!!!!

Bizlep disse...

É uma macho de Myscelia orsis, a larva vive sobre Dalechampia spp., a mesma planta usada pelas borboletas estaladeiras. Parabéns pela Reserva.

João Ângelo ™ disse...

Gostei mto daqui...
Felicidades.

João A.C.
Consulte nossos site.
Abraços.

http://www.lea.esalq.usp.br/borboletas/

http://www.me.esalq.usp.br/

Ivo Kindel disse...

Parabéns ao casal Woehl, pelo excelente trabalho!

Ah, adorei a foto da borboleta Myscelia orsis. Linda!!!

Dê uma olha da no meu blog de borboletas: http://kindel-borboletas.blogspot.com/

Grande abraço, kindel