quinta-feira, 15 de abril de 2010

Professores das escolas públicas de Joinville são atendidos pelo Instituto Rã-bugio

Professores da rede pública de ensino estadual e municipal de Joinville (SC) participando das atividades de interpretação de trilha na RPPN Santuário Rã-bugio

No dia 14/04/2010, atendemos 42 professores da rede pública estadual e municipal de ensino de Joinville nas trilhas interpretativas da RPPN Santuário Rã-bugio e atividades práticas com o uso de indicadores de pH colorimétricos (utilizando corantes naturais extraídos de plantas) para monitoramento de poluentes no rio Itapocu, em Jaguará do Sul (SC).

Esta ação teve a iniciativa e apoio da Gerência de Educação (GERED) de Joinvile, órgão estadual de educação, vinculada à Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, e da SDR de Jaraguá do Sul. O fretamento do ônibus foi pago pelo projeto Educação Ambiental para a Sustentabilidade, financiado pelo FEPEMA - Fundo Especial de Proteção ao Meio Ambiente de Santa Catarina.

Com certeza, estes professores muito motivados, nossos parceiros de sempre, vão transmitir para seus alunos o que aprenderam sobre a Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade, tornando a escola mais fascinante para eles e, assim, contribuindo para melhorarmos cada vez mais a qualidade de ensino, que é crucial para o desenvolvimento do Brasil.

A atividade de educação ambiental na detecção de poluentes na água com o uso de indicadores de pH, baseados em corantes naturais extraídos de plantas, é uma verdadeira aula prática de química. É muito atrativa e desperta o interesse dos alunos pela ciência. E não requer um laboratório equipado de química. Não envolve nenhum custo.

Devemos agradecer à GERED e à SDR de Jaraguá do sul pela visão que tiveram e o esforço empreendido para proporcionar aos nossos professores este curso, que é tão importante para a sustentabilidade da nossa região, garantindo para as gerações futuras a preservação deste nosso valioso patrimônio natural.

Segue o depoimento da Professora Luciane da Silva Gastoldi, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abdon Baptista.

"Já havia participado deste encontro, mas com alunos. É gratificante perceber que após três anos, o Instituto permanece forte e ainda dá continuidade a este trabalho de conscientização tão importante. Após a visita, é quase impossível não se sentir sensibilizado e comovido. Através das explicações e dinâmicas entendemos como interferimos em nosso ambiente e como devemos respeitá-lo. Joinville (SC), 14 de abril de 2010."

Professores de Joinville, muito motivados, conhecendo a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Que imagens lindas !!!!Legawl o texto....