quinta-feira, 14 de abril de 2011

O prazer de encontrar na natureza uma ave ameaçada de extinção

PICA-PAU-DE-CARA-CANELA (Dryocopus galeatus), espécie ameaçada de extinção, fotografado na RPPN Corredeiras do Rio Itajai, em Itaiópolis (SC), dia 18/01/2011

Durante uma de nossas caminhadas pelas trilhas da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí , em Itaiópolis (SC), realizada no dia 18/01/2011, ouvimos a algazarra do PICA-PAU-DE-BANDA-BRANCA (Dryocopus lineatus), que é muito comum. Avistamos com freqüência este majestoso pica-pau até no centro de São José dos Campos (SP), visitando os galhos secos das sibipirunas (Caesalpinia peltophoroides) do estacionamento da rodoviária e no Parque Santos Dumont.

O que nos chamou atenção foi a presença de dois pica-paus jovens acompanhando o casal de PICA-PAU-DE-BANDA-BRANCA. Deduzimos naquele momento que se tratava de filhotes recebendo a educação dos pais para a sobrevivência durante os primeiros dias após deixarem o aconchego do ninho. Neste período, os pais costumam acompanhar os filhotes, complementando a alimentação deles até que aprendam a procurar comida e fiquem independentes.

Então, estávamos convencidos de que o único fato interessante foi observar estes “filhotes” e decidimos compartilhar a novidade com o ornitólogo Carlos Eduardo Zimmermann que também é professor da FURB, Fundação Universidade Regional de Blumenau, que prontamente nos livrou do engano com uma revelação surpreendente para nós: as imagens que registramos na RPPN tratavam-se, na verdade, de um casal de pica-paus adultos de uma espécie ameaçadíssima de extinção: PICA-PAU-DE-CARA-CANELA (Dryocopus galeatus)

Ficamos muito felizes de proteger esta área para as gerações futuras, transformando-a em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Certamente ainda vamos registrar outras espécies ameaçadas que estão refugiadas nestes 800 hectares de Mata Atlântica preservada. Clique aqui para ver as fotos que tiramos PICA-PAU-DE-CARA-CANELA (Dryocopus galeatus) Para ver todas as imagens do casal, entre na Galeria de Fotos.

15 comentários:

Unknown disse...

Que ave linda!
Até quando quem detém o poder decisório ficará indiferente com as espécies animais e vegetais que definham a olhos vistos?
A extinção não tem volta...
Simone Berger - RJ

GEASA disse...

Esta ave é mesmo linda.
Para complementar a alegria, no final de 2010 fui ao Rio Grande (também chamado de Rio Vermelho), divisa de SP e MG, cerca de 50 km antes do encontro com o Rio Paraná. Lugar lindo, e vi duas dessas aves juntas, provavelmente um casal.
x)

Viva a resistência, viva a Natureza, Viva!

Rodrigo
Araçatuba/SP

Dante Andres Meller disse...

Que Blz!
Este eh muito raro mesmo, fotografei um uma vez no parque do turvo, RS.
Parabens pela foto e registro!

Gení Mafra disse...

Lindooo demais!!! Parabéns a Germano e Elza pela sua luta, pelo seu grande trabalho!!!

Anônimo disse...

Parabens pelo trabalho! Os animais tem tanto direito de estarem nesse planeto como os humanos.

Tenho certeza que se a maioria da populacao fosse educada desde pequena a refletir as suas acoes antes de agir, muito desse prejuizo ecologico seria evitado.

Bruna Iotti Tapper

Meio Ambiente S.J.Pinhais disse...

Bacana, muito legal! Aqui na minha Reserva (Sao Jose dos Pinhais) tem o picapau cabeça amarela, o branco e tambem o cabeça vermelha! O mais comum é o cabeça amarela, come cupins pelo chão!

ecobrita disse...

e tem cara de bebê!

ecobrita disse...

E tem cara de bebê!

Mara Stanck disse...

Simplemente maravilhosoooo!!! magnifico....Parabéns Germano e Elza pelo belo trabalho.

sylvio adalberto disse...

Maravilha de flagrante e a foto está excelente. Parabéns!

Magna ambientalista por paixão não por formação. disse...

Obrigada por compartilhar essa descoberta com a gente...

Luana disse...

Que maravilhoso saber que essa RPPN abriga uma espécie ameaçada de extinção. Saber que essa área é um dos últimos refúgios dessa e de outras espécies é, de certa forma, um alívio, pois sabemos que estão em boas mãos!

Luís Funez disse...

Acho muito bonito o trabalho que vocês vêm realizando, belas fotos e registros, e o principal, sua dedicação à natureza.
Parabéns pelo site e pelo blog.
Também disponibilizo, caso queira ver o blog que criei:
http://biocatarinense.blogspot.com/

Cesáurio disse...

Veja este pica-pau, filmado por minha esposa, do lado da minha casa: http://www.youtube.com/watch?v=atHjb9T_8YE

Juliana disse...

Elza e Germano, parabéns!!!
Vocês são pessoas muito especiais.
abraços
Juliana