sábado, 3 de dezembro de 2011

Estão sendo criadas mais RPPNs para salvar a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica em Santa Catarina

BEIJA-FLOR-DE-TOPETE (Stephanoxis lalandi) uma das riquezas da biodiversidade que está sendo protegida nas RPPNs criadas. Foto: 26/11/2011.- Clique sobre a imagem para ampliar

Foram protocoladas no ICMBio, órgão federal do Ministério do Meio Ambiente, a criação de mais três RPPNs (Reserva particular do Patrimônio Natural), em Itaiópolis (SC), nas cabeceiras do rio Itajaí, totalizando uma área de 345,71 ha, que fica adjacente às RPPNs já criadas, aumentado para 855,89 ha a área protegida pela criação de unidades de conservação da natureza (federais).

As RPPN protocoladas foram as seguintes:

RPPN Odir Zanelatto – 212,074 haRPPN Raso do Mandi – 54,31 haRPPN Corredeiras do Rio Itajaí II – 79,33 ha

A RPPN Odir Zanelatto pertence ao Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade e foi adquirida com recursos de doadores brasileiros (pessoas físicas) e de projeto submetido a um edital internacional da IUCN da Holanda. O nome é uma homenagem ao empresário Odir Zanelatto, falecido em 1978, aos 44 anos, que era o sócio majoritário e administrador da Indústria Madeireira Lucena Ltda, proprietária de toda a área onde ficam as RPPNs. O Sr. Odir Zanelatto juntamente com seus familiares (herdeiros) foram responsáveis por esta extensa mata preservada riquíssima em biodiversidade ter sido preservada até hoje.

As RPPNs Raso do Mandi e Corredeiras do Rio Itajaí II são áreas adquiridas com recursos próprios (pessoais). Mandi é o nome de um peixe que ocorre no rio Itajaí e neste trecho em frente da RPPN o rio é raso e muito apropriado para a pesca predatória deste peixe com tarrafa, uma pequena rede de pesca, circular, chumbada nas bordas e uma corda ao centro, pela qual o pescador a retira fechada da água, depois de havê-la arremessado aberta.

Vista parcial das RPPNs criadas em Itaiópolis (SC) no vale do rio do Couro, afluente do rio Itajaí. Clique sobre a imagem para ampliar

As RPPNs protegem as nascentes e dezenas de quilômetros de matas ciliares do rio Itajaí, beneficiando a população de Blumenau. Abrigam também uma riquíssima biodiversidade de animais, com muitas aves e mamíferos grandes muito raros e ameaçados de extinção. Está repleta também de gigantescas arvores centenárias ameaçadas de extinção, espécies como canela-sassafrás (Ocotea odorífera), araucária (Araucaria angustifolia) e canela-preta (Ocotea catharinensis).
A proprietária da RPPN, Elza Nishimura Woehl, abraçando um belíssimo exemplar de canela-sassafrás (Ocotea odorífera), especie ameaçada de extintção. Foto: 02/01/2011.- Clique sobre a imagem para ampliar

Para as despesas com a documentação, mapas georreferenciados e memoriais descritivos para o processo de criação das RPPNs recebemos ajuda financeira do Programa Desmatamento Evitado da ONG SPVS de Curitiba, que conta com os recursos doados pelo Banco HSBC, da campanha Seguro Verde Auto. A área já foi adota há 3 anos por este Programa da SPVS para nos ajudar a cuidar da área contra a ação de caçadores e traficante de animais.

Elza Nishimura Woehl observando uma bromélia da espécie Bilbergia alfonso-joannis muito comum na RPPN. Foto: 13/11/2011.- Clique sobre a imagem para ampliar.

Detalhe da beleza da bromélia Bilbergia alfonso-joannis - Foto: 13/11/2011.Clique sobre a imagem para ampliar

19 comentários:

Mariza disse...

Parabéns Germano e Elza!Como se diz em bom italiano: piano, piano si va lontano! Belo trabalho.

Prof. Jarmuth Andrade disse...

Dona Elza, amigo Germano e equipe!
Parabéns é muito pouco! Vocês nos surpreendem a cada dia pelo excelente e colossal trabalho de preservação ambiental que realizam!
São verdadeiros exemplos e modelos para todos nós que buscamos preservar nossos rios, nossas florestas, nossa natureza tão mal tratados neste país!
O Projeto Rã Bugio precisa fazer um vídeo das suas principais atividades, campanhas, projetos e conquistas e distribuir para todas as escolas, associações, ONGs ambientais e centros de pesquisas para que todos conheçam esse maravilhoso trabalho que realizam!
Que Deus proteja vocês!

jarmuth

Unknown disse...

Parabéns! Perfeito! A beleza da nossa natureza ofusca-nos. Postei essa linda riqueza da biodiversidade no meu Blog, com a informação/indicação do link. Que continuemos com exemplos de pessoas como você e de natureza simplesmente maravihosa. Abços Maria http://blogprotetoresindependentes.blogspot.com

Ciro disse...

A RPPN Catarinense parabeniza pela criação das novas unidades e pela ampliação da área da Mata Atlântica à ser protegida.
Ciro Couto.

Lú Lopes disse...

Admiro o trabalho de vocês! Parabéns!

Lú Lopes disse...

Admiro o belo trabalho de vocês! Parabéns!

Jofre Carsou Hey disse...

Oi Germano!

Será que você poderia postar uma imagem do google earth de toda a dimensão da reserva? É que tenho pouca noção de áreas e fica difícil estabelecer uma ideia do tamanho.

Germano Woehl disse...

Jofre,
Muito boa a sugestão. Fico agradecido. Eu preparei esta imagem do Google Earth indicando todas as RPPNs. Não coloquei nesta postagem por falta de espaço e achei que não era muito interessante. Nas próximas postagens deverei utilizá-la, quando teremos mais novidades. Aguarde...

Abraços,
Germano

Cacamo disse...

É de arrepiar a beleza do lugar e a coragem e o trabalho de vocês! Parabéns, mil vezes parabéns!

Ana Gama disse...

Mais uma ótima notícia! Vamos comemorar e esperar que mais gente se anime.

Biologia disse...

Caro amigos, Woehl; Parabéns! Pessoas como vocês e com iniciativas como estas é que nos enchem de orgulho e sede pelo conhecimento ecológico, biológico e enfim tudo o que diz respeito á vida de todos nós e do nosso planeta. Parabéns e contem sempre comigo.
Abraços e fiquem com Deus!

Arison e Viviane disse...

Parabéns pelo lindo trabalho! Necessitamos de mais iniciativas destas, principalmente com este novo código florestal...
Abraços Arison e família

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Parabéns por mais esta conquista para a natureza.

Designer disse...

Parabéns para vcs da RÁ BUGIO, pela preservação da BIODIVERSIDADE CATARINENSE e brasileira.
Força e luta, sempre!!!
abc verdes

Felomena Sandri

Designer disse...

Parabéns a vcs da RÃ BUGIO pela defesa da BIODIVERSIDADE CATARINENSE e brasileira.
Força e luta, sempre!
abc verdes

Felomena Sandri

Designer disse...

Parabéns a vcs da RÃ BUGIO, pela defesa em prol da BIODIVERSIDADE CATARINENSE e brasileira.
Força e luta, sempre!

abc verdes
Felomena Sandri

Luís Funez disse...

Germano e Elza, mais uma vez parabenizo os senhores por mais esta conquista! Fico cada vez mais maravilhado com o que vocês estão fazendo pela mata atlântica e cada pouquinho a mais que é conservado com certeza é uma grade conquista, pretendo fazer o mesmo trabalho de vocês futuramente, se ainda existirem terras com vegetação nativa para serem adquiridas, acredito que se mais e mais pessoas fizerem isto, teremos grandes avanços para o futuro!

Luís A. Funez
https://sites.google.com/site/biodiversidadecatarinense/

tvic disse...

Parabéns, Germano e Elza, realmente vocês são exemplares. Lindíssimo trabalho.

visceralbrasil disse...

Parabéns aos eternos guerreiros e defensores da nossa Mata Atlântica-queridos Elza e Germano, que lutam com tanta dedicação mas sem perder a ternura! O amor a natureza de vocês explode em resultado, isso é raro. Vocês deveriam ser eternos. Viva o rã-bugio, via a Mata Atlântica!!