terça-feira, 20 de março de 2012

Educação Ambiental nas escolas públicas de São Paulo

Estudantes da Escola Estadual Marechal Rondon de São José dos Campos (SP) aprendendo sobre a Mata Atlântica nas trilhas de um fragmento no campus Vila Branca da UNIVAP, em Jacareí (SP).

No dia 12/03/2012 teve início o terceiro ano do projeto de educação ambiental "Mata Atlântica é Qualidade de Vida" com as escolas públicas de São José dos Campos (SP), patrocinado pela Johnson & Johnson.

A meta é atender até junho deste ano 2.700 estudantes com seus respectivos professores em atividades ao ar livre, em contato com a natureza, nas trilhas de um fragmento de Mata Atlântica na área urbana de Jacareí (SP), no campus Vila Branca da Universidade do Vale Paraíba (UNIVAP), que disponibilizou toda a infraestrutura para realização deste projeto.

É fascinante para os estudantes entrarem pela primeira vez em uma floresta tropical de verdade e aprenderem como funciona este ecossistema. Clique aqui e veja os relatórios do estudantes e depoimentos dos professores.

Nos últimos dez anos nosso projeto de educação ambiental já atendeu 2.500 professores e aproximadamente 50 mil estudantes de ensino médio e fundamental, a maioria de escolas públicas. Além disso, deu oportunidade de trabalho para dezenas de jovens universitários (monitores).

Atualmente este projeto de educação em larga escala vem sendo realizado em Joinville (SC), São José dos Campos (SP), Jaraguá do Sul (SC) e municípios vizinhos.

Ocorreu também um surpreendente efeito multiplicador do nosso trabalho: vários municípios com fragmentos de Mata Atlântica em área urbana implantaram trilhas para uso das escolas. Há exemplos em Jaraguá do Sul (SC) e outros municípios onde escolas com matas preservadas no entorno implantaram suas próprias trilhas.

5 comentários:

Cris disse...

Germano
Achei ótima ideia!
Sou professora em uma escola pública do interior de São Paulo e sempre que posso, levo material sobre meio ambiente para aplicar nas aulas...
Parabéns...
Abraços

Graziela Motta disse...

Um ótimo exemplo a ser seguido, parabéns pela iniciativa!

Francis disse...

Hoje, nesta nesta era atual, tudo que se faz em prol da natureza, é bem vindo, e tem repercussão benéfica. Um vem e cria, outro vem e amplia, vários logo entram nesta corrente de preservação, e , o mundo vai respirar aliviado de pensar que ainda ha no nosso meio gente com esta sua valiosa intensão. Que Deus de Abençoei, anjos assim é que o mundo esta precisando.

POESIAS SENSUAIS E CONTOS disse...

liNDO E CRIATIVO BLOG... aMEI ESTÁ AQUI...

POESIAS SENSUAIS E CONTOS disse...

Dia da Árvore


Dia dos verdadeiros brasileiros que criaram essa data
Índios que cultuam as árvores no começo da primavera
Amantes da mãe natureza, um verdadeiro plutocrata...

Dia de quem for índio plantar uma arvore.
As arvores são seres vivos. Não as matem...

Ás arvores são antigos habitantes do nosso planeta
Respeite Brasil a origem do seu nome: PAU-BRASIL...
Vilões assassinos da natureza o dia de vocês chegará
Onde as riquezas do seu sujo ouro não mais valerá
Restando apenas acertos de contas diante dos tribunais
E o pau-mandado que nunca honrou o seu nome, pagará...


Poeta Francis Perot
21 de setembro Dia da árvore