sábado, 25 de fevereiro de 2012

A incrível MOSCA PREDADORA que habita a Mata Atlântica

Mosca predadora (robber fly) sugando o conteúdo interno de uma abelha africana capturada em pleno vôo. Foto: 20/02/2012. Clique sobre a imagem para ampliar

MOSCA PREDADORA
Nome em inglês: robber fly

Ordem: Diptera
Subordem: Brachycera
Infraordem: Asilomorpha
Superfamília: Asiloidea
Família: Asilidae

A mosca predadora captura os insetos, suas presas, em vôo com muita agilidade. Então, com a presa imobilizada pousa em algum galho de um arbusto e usa sua probóscide* curta e muito forte para perfurar o corpo da presa e injetar um liquido paralisante que dissolve todo o conteúdo interno que é sugado alguns minutos depois pela probóscide.

É oportunista. Fica à espreita das suas presas nas plantas com flores, que atraem muitos insetos.

No dia 20/02/2012 observamos na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí , em Itaiópolis (SC), a mosca predadora capturar em pleno vôo duas abelhas africanas num intervalo de poucos minutos.

*Probóscide é um apêndice alongado que se localiza na cabeça de algumas espécies de invertebrado. Também pode ser sinônimo de tromba

2 comentários:

João Ângelo ™ disse...

Oi Germano.
Linda foto, fantástico este inseto é um predador e tanto.
Abraços.

RUDIMAR.CIPRIANI disse...

É realmente incrível a habilidade desta mosca em capturar suas presas. Por diversas vezes já tive a oportunidade de observar e fotografar esta mosca aqui nas matas do Oeste catarinense predando outras moscas, vespas e outros insetos voadores. Por aqui também já vi e fotografei outra interessante espécie de mosca predadora de hábitos semelhantes e tamanho um pouco menor desta,de corpo mais esguio e sem pelos.
Parabéns Germano pelo post super interessante contribuindo para dispersão de conhecimento sobre a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica catarinense.