domingo, 2 de novembro de 2014

Como tirar berne da cabeça

Larva da mosca do berne que se desenvolveu na minha cabeça durante 43 dias Foi retirada duas horas após a aplicação de uma camada de vaselina sobre o furo de respiração da larva no couro cabeludo.

Quem gosta de andar em trilhas ou tomar banho em cachoeiras nas áreas preservadas de Mata Atlântica certamente já teve a experiência de pegar bernes e usado as receitas caseiras, da medicina popular, que funcionam muito bem.

Lembro-me de um fato interessante que ocorreu no final dos anos 80 quando uma amiga da Elza foi junto conosco tomar banho em cachoeiras e andar nas matas na Serra da Mantiqueira, na localidade Queixo da Anta, Distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos (SP). Uma semana de depois Elza e eu percebemos que pegamos berne, nos braços e nas costas.

 Alguns dias depois a amiga da Elza telefonou contando que pegou uma “alergia” ou alguma doença terrível que poderia ser da água pura que tomamos dos riachos cristalinos. Disse que foi consultar com médicos especialistas, que receitaram vários antibióticos, injeções, mas não estava resolvendo. Então, a Elza pediu para que ela viesse até nossa casa, onde revelamos a causa e resolvemos o problema que tanto lhe afligia.

Eu já peguei bernes várias vezes, em vários partes do corpo, mas na cabeça foi a primeira vez e gostaria de dar a receita que funcionou muito bem, que aprendi ao assistir um vídeo de uma produtora de programas da natureza dos Estados Unidos. Membros da equipe de TV pegaram bernes em Belize, na América Central.

A solução, ou cura, do problema de berne consiste simplesmente em retirar a larva. É fácil diagnosticar a ocorrência do berne pelos sintomas, que são um pequeno furo no local onde está coçando e fisgadas, quando a larva está mais desenvolvida. Este furo na pele a larva usa para respirar. Então, colando um esparadrapo em cima a larva não pode respirar e morre.

Se você não retirar a larva morta, o corpo absorve. Mas isto leva mais de uma semana e no local forma um caroço em decorrência da inflamação (formação de pus), fica coçando e incomoda um pouco até o caroço desaparecer completamente em poucos dias. Eu nunca tive problemas com este procedimento de deixar a larva morta ser absorvida pelo organismo, mas segundo orientação dos médicos, isto pode dar problema em algumas pessoas.

Pela minha experiência, o que jamais se deve fazer é tentar tirar a larva à força, apertando o local (caroço) onde a larva está alojada.  A larva tem garras (são aquelas estruturas parecidas com pelos pretos) para se fixar no interior do nosso corpo. E tudo o que você vai conseguir é provocar uma lesão e agravar o problema. Portanto, não cometam este erro de espremer o local porque a larva não sai desta forma, vai machucar muito o local e provocar inflamações. Vai doer bastante por vários dias e surgir outras complicações.

Com este berne que peguei na cabeça aprendi que a solução do problema de berne é muito simples de se resolver e de forma muito segura. O método do esparadrapo não funciona porque a cabeça é muito oleosa e o esparadrapo não fica grudado muito tempo para obstruir o furo por onde a larva respira. Exige também rapar uma área grande da cabeça. Tentamos ainda, sem sucesso, o método do esmalte, ou seja, de tampar o furo com esmalte de unha.

O método de colocar um pedaço de toucinho (toicinho ou bacon) em cima do furo para a larva sair e penetrar parcialmente no toucinho também tem limitações porque em algumas partes do nosso corpo não dá para fixar o pedaço de toucinho para vedar  bem o furo por onde a larva respira. O uso de esparadrapo  para fixar firmemente o toucinho não é possível porque a cola não gruda devido à gordura do toucinho.

Então, o método que testei, copiado do vídeo que mencionei acima, é o mais prático, eficiente e seguro. Consiste em colocar sobre o furo uma espessa camada de vaselina ou geleia de petróleo.  Com a temperatura do nosso corpo, a vaselina derrete e começa a escolher. No meu caso, o berne estava na parte posterior, sobre o osso occipital. A solução foi encher de vaselina uma tampa de garrafão de água mineral de 5 litros e fixar esta tampa sobre o furo do berne amarrando-a com uma sacola plástica em volta da cabeça.

Duas horas mais tarde, a Elza foi verificar se a vaselina não tinha vazado e ao remover a tampa cheia de vaselina, notou que a larva do berne estava com uma ponta para fora procurando uma saída para respirar no meio da camada de vaselina. Então, rapidamente a Elza pegou uma pinça de retirar sobrancelha (de seu estojo de maquiagem) e puxou a larva inteira e viva para fora. E Pronto! Problema resolvido depois de semanas tentando colar esparadrapos e esmalte sobre o couro cabeludo. A larva é esta da foto. Fiquei com ela me incomodando durante 43 dias.

Com esta experiência, eu pude concluir que não precisa deixar vaselina por 27 horas. Duas horas foram suficientes -  talvez até menos. Este método permite retirar a larva de uma forma muito simples e não dói nada.  A vaselina é uma substância mais segura para aplicarmos sobre a nossa pele. Parte do cabelo fica todo lambuzado de vaselina, mas é facilmente removida lavando com shampoo.

Muitos acham que a larva do berne vai sair do corpo do hospedeiro voando, na forma de uma mosca adulta. Na verdade, após um certo período, que pode levar 60 dias, larva desenvolvida vai cair no solo e somente após esta fase de vida no solo é que vai se transformar em mosca. Ou seja, ela sai do corpo do hospedeira na forma de larva e não de mosca, o ciclo de vida completo envolve uma fase de vida no solo.


Escala mostrando o tamanho da larva (berne), 1 cm



71 comentários:

Guarda-Roupa da Val disse...

SUA DICA SE MOSTROU INTERESSANTE, MAS TENHO UMA DUVIDA:
HOJE MEU NAMORADO RECLAMOU DE UM INCOMODO NO COURO CABELUDO, E HAVIA ALGO PEQUENO NA SUPERFÍCIE (TENDO OCORRIDO ISSO PELA PRIMEIRA VEZ).
AO ESPREMER ENTRE A UNHAS, VIMOS ALGO SEMELHANTE A UMA LARVA MIGRANS MORTA E SECA. ANALISEI OUTRAS REGIÕES DA CABEÇA,MAS ENCONTREI NADA.
ONTEM LIMPAMOS A ÁREA DOS CÃES, MAS SEQUER ANDAMOS DESCALÇOS.
O QUE PODE SER?
GRATA, NAYARA.

Unknown disse...

Poxa o brabo e fazer o cachorro parar com vaselina e um esparadrapo na bunda 😨😨😨😨😨 pobre bichinha... amanhã vou ver o que vou fazer... vlw pela dica

Unknown disse...

Primeiramente quero lhe agradecer porque o seu post me ajudou a ter uma ideia de como resolver este problema, visto que, para mim, foi a primeira vez que tive um berne.

E gostaria também de compartilhar como eu fiz para matá-lo, porque não tendo vaselina em casa eu tive a ideia de usar a pasta de dente no lugar e deu super certo!!!!! Coloquei uma boa camada de pasta e cobri com película plástica antes de dormir. No outro dia foi extremamente fácil tirar o berne, que já estava morto.

Obrigado de novo pelo post muito útil!

Unknown disse...

Meu filho estava com uma na cabeça e o farmacêutico conseguiu tirar espremendo, já desinchou bastante mas ainda está um pouco duro no local, corre o risco de ter mais de um? Devo procurar um médico?

Germano Woehl disse...

Luiz Caio,
Sim, o correto é procurar um médico para uma avaliação. Não é bom espremer. Experiência pessoal. Machuca bastante e ocorre inflamação. Fica uma saliência dura (rígida) no local durante vários dias, como você constatou. Por este método que expliquei, no dia seguinte já fica bom e não doí nada. Sobre ter mais um berne, você deve observar se não vai aparece outro furinho no local.

Germano Woehl disse...

Luiz Ricardo,
Sua dica é boa. A desvantagem da pasta de dente é que seca muito rápido e racha, abrindo uma entrada de ar. Com a vaselina não ocorre este problema.

Anônimo disse...

Germano,

Escrevo para agradecer: funciona. Depois de tentar esmalte, toucinho e outros, foi só com o seu método que conseguimos tirar um berne da cabeça.

Seguimos as suas instruções e esperamos exatamente duas horas. Quando tiramos a tampa para verificar o bicho já tinha saído completamente. A pinça nem foi necessária. Era mais ou menos do tamanho do seu, talvez até um pouco maior.

Obrigado, cara. Sua generosidade tirou em duas horas um verme da cabeça de alguém.

Abraço

Germano Woehl disse...


Fiquei contente que o método funcionou bem para você. Eu também me senti muito aliviado quando consegui resolver o problema porque foi a primeira vez que peguei na cabeça e eu estava desesperado. Sabia que na cabeça era difícil para remover que exigia um procedimento médico (cirúrgico) e eu estava nos Estados Unidos a 30 dias com este berne dando agulhadas terríveis na cabeça. A incidência de berne deve ter aumentado muito com este calor. Com a geléia de petroleo (foi o que eu encontrei num supermercado nos Estados Unidos) em pouco mais de duas horas após a aplicação, o problema foi resolvido de forma muito simples e eficaz

http://ForumVital.blogspot.com disse...

olá Germano

* TEU CASO COM ESTE BERNE, ME RECORDEI DE UM CASO SEMELHANTE (IDÊNTICO) QUE ME ACONTECEU A UNS,...4 ANOS, FUI REALIZAR UMA GRAVAÇÃO DE PASSÁROS NUM DIA MUITO QUENTE E PEGUEI DOIS BERNES,...

OBS; não mais me lembrava como era, pois já tinha pego quando menino,...FIQUEI 20 DIAS PASSANDO AGRURIAS COM ESTES INSETOS,...então num dia peguei UMA LUPA E PEDI A MINHA ESPOSA PARA "MEXER NO LOCAL" e observar,...então ela me DISSE, olha tem UM BIXO AHÍ DENTRO ? era os bernes, MAS EU AHÍ LEMBREI COMO MEU PAI OS RETIRAVA, FIZ O MESMO QUE VOCÊ, COLOQUEI UM PEDAÇO DE GORDURA E PASSEI UMA ATADURA MAIS OU MENOS APERTADA,...EM MAIS OU MENOS 03 HORAS ELES SAIRAM, UFFFFFFFFFFA !

Abraço Germano

Eduíno de Mattos
APEDEMA RS.

Unknown disse...

Gostaria de compartilhar também minha experiência de dezenas e dezenas de bernes. Depois de provar todos os métodos possíveis, o que encontrei melhor foi uma massinha de farinha apertada sobre o furo por 24 hrs, eficiente e limpo. Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

Unknown disse...

Eu tive berne, mas tirei e o vuraco fechou. Pode acontecer de ainda ter mas?

Kezya Lindolfo disse...

Infelizmente minha irmã pegou, e tem 3 buracos na cabeça dela, tiramos as larvas. Minha dúvida é em relação aos buracos no couro cabeludo dela,oq ira acontecer em relação a eles, e se devemos tampar com alguma coisa ou deixar ao ar livre, é bem no topo da cabeça dela. :'(

Kezya Lindolfo disse...

Infelizmente minha irmã pegou, e tem 3 buracos na cabeça dela, tiramos as larvas. Minha dúvida é em relação aos buracos no couro cabeludo dela,oq ira acontecer em relação a eles, e se devemos tampar com alguma coisa ou deixar ao ar livre, é bem no topo da cabeça dela. :'(

Paula disse...

Estou escrevendo para agradecer.
Meu filho de 6 anos estava com berne no couro cabeludo e já tinha tentado banha de porco sem sucesso. Não queria raspar o cabelo dele para colocar fita adesiva e o meu marido, que é cirurgião, iria extrair o verme no dia seguinte, mas iria deixar uma cicatriz no seu couro cabeludo. Sem falar que o procedimento cirúrgico seria muito mais traumatizante para a criança.
O método funcionou muito bem! Nem acreditei quando tirei a vaselina e o verme já estava metade para fora.
Muito obrigada!!!

Raquel disse...

oi, para tirar berne do couro cabeludo usamos Vick Vaporub para asfixia-lo e parece que foi eficiente, boa sorte!

Unknown disse...

Qual exame detecta berne couro cabeludo

Unknown disse...

Muito bom o post e os comentários tenho sintomas de berne dentro do ouvido sinto ele se enchendo mas não consigo ver. Tapei o ouvido com algodão e entupi de vasilina la dentro mas não tenho como retirar com a pinça pois não consigo vê-lo oq posso fazer?

Sara disse...

Pessoal meu filho a um mês tem um pequeno nódulo na cabeça, não consigo vê furo nenhum.... as vezes tá alto outras quase sumindo. Já levei na farmácia tomou uma medicação injetável sumiu, depois de 4dias apareceu. Será que é berne??.

Germano Woehl disse...

Prezada Sara Amorim, Se não tem furo, certamente não é berne. Neste caso é melhor consultar um médico. Conforme eu expliquei, é fácil de testar de forma segura se é berne ou não. Basta cobrir o local com vaselina e esperar duas horas pelo menos. É o tempo da larva tentar saír e já é visível. Daí é só puxar a larva com uma pinça (pode ser de sobrancelha). A presença do furo de respiração é fácil de notar.

Unknown disse...

Olá,peguei Berne a uma semana, não tenho vaselina em casa vou tentar a fita.
Depois volto pra contar se deu certo

Unknown disse...

Isso de ter outro furinho n adianta meu filho ontem tava com doos e um filhote e parece q ta com mais um entao leve ele no medico .eu tirei os dois ja evoluindo expremendo e o filhote foi pq meu pai passo a maquina na regiao e ai a maquina puxo mas sairam tudo entero mas parece q tem um q n quer sair

Unknown disse...

Boa noite, a uns 15 días que meu filho começou com uma lesão que parecia uma acne, só que não parava de crescer e só hoje descubri que tem berne, vi ele saindo e entrando em quanto eu limpava para colocar o creme, mas na procura de uma solução para tirá-lo, li essa materia e ai acabei de colocar um band aid (porque não tenho esparadarapo) e junto botei o creme que o médico tinha mandado para evitar infecção no furinho, espero amanhã esteja morto, vou levar no postinho para eles fazer a retirada do bichinho chato.

Unknown disse...

Deve procurar um medico, e não deve tirar espremendo

Gisele Moura disse...

Pomada de ungüento é excelente para isso... os bichos saem no mesmo momento... o cheiro é forte e já saem morrendo. Meu cachorro estava tomado de bicho e além de tirar protegeu quanto pouso de

Brian Luis disse...

Muito obrigado pelas dicas!!! Excelente!

Unknown disse...

Gente meu pai teve um berne na cabeça e colocamos uma camada bem grande de pomada minancora antes de dormir,sobre o buraquinho que o berne usa para respirar, pela manhã ele estava morto e uma boa parte para fora, aí foi só puchar com uma pinça.

Unknown disse...

O meu filho parece que está com um novinho na cabeça... posso usar esse método da vaselina ou tenho que esperar ele crescer mais? Muitooooo obrigada !

Germano Woehl disse...

Se você suspeita que é um berne, use o método imediatamente. Não espere o berne se desenvolver. Nesta época do ano, período de inverno, não há incidência de berne na região Sul e Sudeste. Devem ser raros os casos.

Unknown disse...

Oque voc fez moço?

Unknown disse...

dica perfeita minha filha estava sofrendo e saiu com três horas com vaselina super recomendo parece mágica só tenho agradecer!

Germano Woehl disse...

Gisele, que bom que funcionou bem. No Brasil, há muita ocorrência de berne. A solução é muito simples e eficaz. No entanto, muitas pessoas recorrem ao SUS para procedimentos cirúrgicos, que custam Milhões de Reais, dinheiro público que falta em outras áreas da saúde.

Unknown disse...

Estava com uma ferida na barriga há mais de 40 dias. Fui ao médico e ele me indicou uma pomada para usar falando que era uma acne. Hoje resolvi espremer pq não aguentava mais usar a tal pomada. Espremi e para minha completa surpresa saiu um berne. Não tive nenhum sintoma. Minha dúvida é, consegui tirar a larva inteira mas ficou um caroço ainda. Pode ser que tenha outra larva ainda? Tentei espremer novamente mas nada saiu. Somente um líquido. Pode me ajudar?

Unknown disse...

Meu filho tem 8 meses acho que tem um berne na cabeça ele esta muito incomodado vou tenta usa esses método pra ver se vai da certo

Unknown disse...

Peguei tres berne de uma vez ... Tirei apertando o lugar doi d + na hora mas dps ta de boa... Agr to com berne de novo oq fazer

Germano Woehl disse...

Ao espremer o local para retirar o berne você pode causar uma lesão séria. Ficará pior do que manter o berne. Pode levar semanas para se recuperar da lesão causado por apertar o músculo. Use o método como expliquei no artigo que não dói nada e no dia seguinte o local já está cicatrizado.

Unknown disse...

doutor eu estou com uma sobrinha que está com dois boracos na Cabeça dela agente passa pomada passa tudo e nao sai de jeito nem um o que é que eu ???

Unknown disse...

Injetar anestésico por baixo da larva.....espulsa em poucos minutos.

Luiz Souza disse...


Gostei muito das informações contidas em seu blog, parabéns!
Pois é, tive nas matas e cachoeiras do sul de MG, a princípio tinha uma picada de carrapato, que cocei de raiva. Tudo bem. Ficou a pele irritada. Não dei atenção pois outras vezes tinha sido picado por carrapato. O lugar começou a crescer depois de uns dias. Ontem (20/11) senti uma fisgada, fincada, quando dirigia, mas logo passou. Hoje (21/11) também senti o mesmo, mas logo passou. Agora a pouco no trabalho senti novamente a fincada. Fui ao banheiro, pois era na região da coxa direita, a ferida, que tava um caroço avermelhado. Resolvi apertar, para ver se saia algum pus da ferida, e de repente começou a sair o berne, e continuei apertando de raiva... espirrou longe... o danado... ainda tá incômodo o local, pois talvez a calça jeans que uso, e trabalhando sentado, tenha influenciado na respiração do berne. Dá a impressão que tem mais bixo, mas creio que seja apenas um. O primeiro e o último...
Um abraço.

Luiz

Germano Woehl disse...

Luiz Souza, Não é recomendável espremer. Machuca a musculatura e demora para sarar. Você reparou que a larva arma um espécie de "guarda-chuva" dentro da cavidade para dificultar a retirada. Com este método que eu expliquei é muito mais simples e seguro. Em duas horas a larva tenta respirar e sai parcialmente do orifício para atravessar a camada de vaselina. Aí é só puxar com um pinça. No dia seguinte já sara e você nem percebe que tinha um berne

Cleunice disse...

Meu filho tem um berne na sobrancelha . E por ser muito próximo ao olho o médico optou em matar dentro com um remédio e assim foi feito mais inchou muito . O olho dele fechou totalmente de tão inchado . Será que demora muito pra desinchar ? O berne sai pra fora ou se desmancha dentro mesmo .

Unknown disse...

Resgatei um passarinho que caiu do ninho, e em dois dias já tiramos mais de 30 bernes. Dá muita dó, ele está todo machucado, cheio de buracos.... estou passando nebacetin e durante a noite algumas bernes saem.... Ainda assim tem outras, conseguimos ver mas não conseguimos tirar, pois ele está muito machucado.

Unknown disse...

Meu deus eu nunca tinha visto um .estou morando fora do Brasil e agora no final do año fui al Brasil fomos pr fazendo e comecei com uma alergia e nao melhorava. Ai minha filha achou un na cabeça do meu neto .ai eu comecei espremer aquí consegui tira un enteiro o outro nao e esto apavorada .com vergonha de ir no médico aquí nao sei se eles sabemos o que e isto .vivo na espanha e de verdade estou apavorada

Unknown disse...

minha primeira experiência tava com um machucado que não saravade geito nenhum a mas de 15 dias hoje fui ao medico e ele só passou uma poumada.fui pra casa e pesquisei o que era esse machucado com caroço é descobrir que era ver no,passei vaselina tampe com esparadrapo mas não saiu ai tive que espremer saiu enterinho.que alívio.

Unknown disse...

A minha filha tem um berno na cabeca não sei mais o q fazer ....consultei mas deu o remédio q me recrutaram a ivermectina... Sera q vai adiantar alguma coisa...dai botei um pouco de esmalte e tampei com esparadrapo....

Unknown disse...

O berno da minha filha consegui tirar com pedaço de carne botei encima do buraco e logo ele saiu para fora dai puxei com pinça e saiu...será q precisa apertar ou limpar a área e tampar... Eu limpei e tampei o buraco..sera q tem possibilidade de ter mais no mesmo buraco

Unknown disse...

Minha filha tem 9 anos esta com um caroçinho na cabeça e ela reclama q doi o que eu faço pois tenho medo de ser berno

Unknown disse...

Olá Luiz isso está acontecendo comigo,depois abaixou por completo o caroço na cabeça do seu filho??

Unknown disse...

Depois de uma ferida ta fechada pode ter mais algum parasitas

Unknown disse...

Meu filho está sempre coçando a cabeça e no centro dela já faz um tempo tem um machucado pensei que era de tanto ele coçar, mas li uma reportagem sobre Bernie e fiquei preocupada e hoje olhei como estava, e estava fechado pode ser Bernie?

Unknown disse...

Meu filho coça a cabeça tem um tempo e pensei que o machucado que formou foi devido ele ficar coçando,eu colocava água oxigenada, álcool, pomadas. Ficou um tempo sem coçar e hoje li uma matéria sobre Berne fui olhar a cabeça dele não tem furinho, pode ser Bernie mesmo assim?

Unknown disse...

Como sei se está na hora de tirar

Unknown disse...

meu filho pegou berno na cabeça e levei ao hospital o pediatra espremer e disse q saiu mas continua um caroço duro e foi quando aperta será que ainda tem?

Unknown disse...

Meu filho estava com berne, então eu espremi mais depois que o berne também saiu sangue. Isso significa que não tem mais berne?

Unknown disse...

Depois que tirei o berne saiu sangue é normal?

Unknown disse...

Oi tenho um berne na cabeça. E marquei pra fazer uma definitiva no cabelo posso ou não devido os produtos

Unknown disse...

Nunca tive mais pelo que vi é colocar vaselina e tampar o buraco para o bicho ficar sufocado.Conheco uma criança que está com berne vou passar a dica .Os médicos tentaram tirar com a pinça mas o bicho não sai.vou tentar este método

Adriana disse...

Puxa, obrigada demais! Eu não tinha outras coisas em casa, mas com o vick vaporub consegui tirar dois bernes enormes da cabeça da minha mãe. Já tínhamos ido em 2 clinicos gerais e eles não desconfiaram de berne. Foi aqui que consegui a solução. Valeu demais, obrigada!!!

Germano Woehl disse...

Adriana, Que bom que funcionou bem a técnica, que é simples, eficaz e segura. No dia seguinte nem se percebe que tinha um berne. Agradeço seu relato.

Unknown disse...

Fui tentar tirar um berne da cabeca do meu filho e acabei de tirar apenas a parte que ele puxa a respiração gostaria de saber se ele esta morto e o q devo fazer?

Germano Woehl disse...

Ele sai inteiro, como eu expliquei no artigo. Acho que você não esperou a larva sair um bom tanto para fora para poder puxar. Se você tem certeza que tirou apenas um pedaço certamente a larva vai morrer e desencadear um processo inflamatório (para ser absorvida), que incomoda bastante (coça) por 2 semanas. O método que expliquei é para evitar isso, para tirar a larva inteira.

Unknown disse...

Acho que meu esposo está com 1 na perna está até com dificuldades para andar amanhã vamos no upa tenho foto mais não estou sabendo postar

Unknown disse...

Meu filho está com um caroço na cabeça olhei e tem um furo pode ser berne?
Já coloquei uma pomada em cima vou ver o que vai acontecer.
Não tenho vaselina.
Pelo que entendi pode colocar alguma coisa que venha tampa a respiração dele, só assim ele saí.

Unknown disse...

Meus dois filhos (10 e 4 anos) pegaram berne na cabeça. Tentamos de tudo...toucinho, esparadrapo e nada. Não queria levar no hospital por causa da pandemia Covid19, mas já não sabia o que fazer. Foi quando vi sua dica de usar vaselina na tampinha de plástico. Realmente SENSACIONAL. Consegui tirar todos os 6 bernes na cabeça dos meninos. Todos saíram vivos. Deixei a tampinha com vaselina fechando o orifício de respiração do berne por 3 horas e quando tirei a tampinha eles estavam com mais de metade do corpo pra fora. UMA DICA: não tente limpar a vaselina para puxar o berne, pode puxar com a pinça no meio da vaselina mesmo. Se tentar limpar ele volta pra dentro. OUTRA DICA: fiquei com medo de pegá-lo com a pinça e ele esmagar, mas não tem perigo. Ele é bem resistente. Enfim...valeu demais por compartilhar essa técnica

Germano Woehl disse...

Agradeço seu comentário relatando sua experiência. Você tem razão, se limpar a vaselina, o berne volta para dentro do buraco. Tem que ser rápido para puxá-lo com a pinça de sobrancelha. Uma médica me contou que o SUS gasta milhões de Reais com a atendimento à pessoas para tirar berne por meio de cirurgia. É um desperdício de dinheiro público que o SUS poderia usar para outras necessidades.

Edna Cristina disse...

Olá gostei da matéria e me interessei apareceu uma mancha vermelha na minha testa,a princípio pensei ser picada de pernilongo. Mas começou arder,pinica e,coçar e queimar e derrepente uma bolha como se fosse queimadura. Desde então sinto alguma coisa andando por dentro da pele que já irritou meu olho por dentro como se tivesse areia quente e em cima da sombrancelha inchou e apareceu como se fosse ferida a testa,sumiu a bolha e também parece como se fosse um machucado seco. Não passa a coceira, ardência e já está na metade da cabeça esses sintomas fui ao médico disse que é Herpes zoster. Não sei o que fazer 😔 vou procurar um dermatologista

Unknown disse...

Meu filho d 1 ano e 7 meses está c 6 bernes GNT, n dormi a noite toda pensando em como vai ser a retirada, já li td só te o assunto, há duas semanas levei no médico, mas ela prescreveu antibiótico e ibuprofeno, disse q era picada d inseto, hj dei um banho demorado pq n melhorava, saiu as casquinhas, olhamos bem e vimos os buraquinhos 😟

Unknown disse...

Levei minha filha de 3 anos há 2 médicos ja..pois está com um caroço com furo q verte água na cabeça....os dois médicos disseram q teria q espremer não tem outro jeito....quase mataram ela de tanto expremer...ela está toda vermelha da força de 3 pessoas em cima dela segurando....um horror e não saiu nada!!! Agora lendo esse post vou tentar....mas no momento não estou tendo a tampa...e na cabeça ainda...ela vai tirar!!! Obrigada

Fernanda disse...

Muito obrigada pelo seu relato, estava com um bixo (berne) nas costas me incomodando muito e morrendo de medo de sentir dor para retirar sou muito mole para dor e eu fiz a técnica com a vaselina em uma tampinha de água mineral, fiquei 3 horas com a vaselina e quando eu tirei o bixo está a morto foi só retirar e não doeu nada recomendo. Obrigada

William disse...

Após passar por 07 médicos consegui retirar o berne da minha cabeça utilizando essa dica.
Muito obrigado!
Abraço!

Germano Woehl disse...

Fernanda e William. É bom saber que minha postagem ajudou vocês a se livrarem do berne, que é comum no Brasil e uma solução simples e segura resolve o problema.

Baker disse...

Legal Germano a sua colocação. Precisa se atentar ao tipo da pasta ou creme dental.