sábado, 24 de janeiro de 2015

Pantanal protegido do Texas tem mais de 400 espécies de aves



Visitamos em Freeport, Texas, na região metropolitana de Houston o Brazoria National Wildlife Refuge, uma unidade de conservação da natureza equivalente ao refúgio de vida silvestre do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC) do Brasil. Ficamos surpresos ao encontrar ali a mesma infraestrutura de visitação impecável que vimos nos parques nacionais dos Estados Unidos.

O Brazoria National Wildlife Refuge protege uma área de banhados, uma espécie de pantanal, aqui, no Golfo do México. Abriga mais de 400 espécies de aves, muitas espécies de mamíferos e é repleta de jacarés. No dia da nossa visita o tempo estava chuvoso e fazia muito frio. Então, só vimos alguns filhotes de jacarés com a cabeça de fora da água que mergulhavam rapidamente com nossa aproximação.

A infraestrutura para observação de aves (birdwatching) foi a melhor que já vimos. É tudo muito impressionante conforme pode ser visto nas fotos. É muito fácil observar os famosos patos e belíssimos patos selvagens norte-americanos. Até aves migratórias do Brasil usufruem desta área protegida, como o suiriri-valente (Tyrannus tyrannus), que é conhecida pelo nome inglês de Eastern Kingbird. Nas extensas trilhas é possível também observar muitas aves. Não é cobrado o ingresso.

































Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul, Santa Catarina
http://www.ra-bugio.org.br/

Aquisição de áreas preservadas de Mata Atlântica e criação de reservas (RPPN)
http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13

Conheça o Centro Interpretativo da Mata Atlântica – Jaraguá do Sul
http://www.ra-bugio.org.br/sede-ra-bugio.php

Acompanhe nosso Projeto de Educação Ambiental nas escolas para salvar a MATA ATLÂNTICA
http://www.ra-bugio.org.br/educacaoambiental.php

Blog

Nenhum comentário: