domingo, 4 de janeiro de 2015

Parque das cachoeiras do Texas em área de casal que lutou pela natureza

O parque estadual Pedernales Falls State Park possui uma área de 2109 hectares e fica em Johnson City, condado de Blanco, no Texas. A área foi comprada pelo governo do Texas em 1970 e o parque foi aberto ao público no ano seguinte.

É um parque que recebe muitos visitantes pela beleza cênica das rochas do leito do rio Pedernales que dá nome ao parque. Grandes piscinas e cachoeiras se formam neste rio de águas cristalinas. E é permitido entrar e nadar em algumas destas piscinas naturais. Há trilhas para caminhadas, áreas para piqueniques e camping, infraestrutura que é padrão em todos os parques estaduais do Texas. O ingresso para passar o dia custa 6 dólares.

A aquisição desta área pelo governo do Texas para transformá-la em unidade de conservação tem um motivo muito especial. Esta área pertencia ao casal Charles Andrew Wheatley e Harriet Virginia Smith Wheatley que influenciaram a conservação da natureza nos Estados Unidos.

Harriet foi a mulher que ajudou a convencer o Congresso norte-americano a ampliar o Parque Nacional do Yellowstone incorporando o Grand Teton Nacional Park e participou ativamente de várias ONGs de conservação da natureza no Texas. Seu marido Charles Andrew Wheatley era muito amigo do governador do Texas, Pat Morris Neff, que durante sua gestão entre 1921 a 1925 foi responsável pela criação do sistema de unidades de conservação do Texas.

O casal Wheatley montou uma bem sucedida companhia de petróleo (extração) no sul do Texas que venderam em 1925 e decidiram mudar o estilo de vida gastando parte do dinheiro que ganharam em viagens de lazer pelas áreas naturais dos Estados Unidos e Canadá. Estabeleceram residência fixa em San Antonio (Texas) de onde partiam para as inúmeras viagens para ficarem em contato com a natureza.

Em 1937 o casal Wheatley decidiu comprar a propriedade onde é hoje o parque Pedernales Falls, que era uma fazenda de criação de gado, cabras e ovelhas. Eles estavam procurando uma propriedade a região para comprar. Certamente o que despertou o interesse deles foram os peixes do rio Pedernales, porque eles gostavam de pescar e no trecho do rio que passava pela propriedade era considerado o melhor local para pescar os enormes catfish (que tem o tamanho do nosso pintado).

Assim que compraram a fazenda começaram a colocar em prática o se compreendia na época por conservação da natureza. Eles pretendiam fazer com que a área da fazenda, degradada pela criação de gado, voltasse ao seu estado natural (original). A primeira medida do plano de manejo deles foi proibir a caça e pesca na propriedade. Imediatamente tornaram-se inimigos de todos os vizinhos. Há relatos que nos finais de semana chegava a ter cerca de 50 pessoas acampadas na propriedade para pescar e caçar e como novos proprietários eles proibiram isso. Então dá para imaginar o tamanho da encrenca que arrumaram.

Harriet Wheatley, que morreu em 1985 aos 94 anos, comentou que quando compraram a propriedade, em 1937, os veados estavam praticamente extintos lá. Levou vários meses para ela observar o primeiro veado na propriedade. Que gradativamente foram reaparecendo. Quando o governo do Texas comprou a área em 1970 um levantamento contou mais 1000 veados.

Em 1962 o casal Wheatley decidiu doar a propriedade para o governo do Texas. Charles já estava com 80 anos e Harriet com 72. A doação estava condicionada às seguintes exigências: que área fosse transformada em unidade de conservação de primeira categoria (first class state park); que em hipótese alguma fosse permitida a caça; e que fossem investidos 250 mil dólares para implantar a infraestrutura e o plano de manejo. O governo do Texas aceitou as condições e os deputados estaduais aprovaram a destinação dos 250 mil dólares. Porém quando o orçamento foi para análise de uma comissão no Senado, seus membros decidiram dividir os 250 mil dólares entre 9 parques, que também estavam precisando de recursos. Então, o contrato foi anulado e doação da área cancelada. Lembrando que 250 mil dólares em 1962 era uma quantia considerável.

Em 1970, a Sra. Harriet, já viúva e morando na capital do Texas, San Antonio, concordou em vender a propriedade para o governo do Texas por 930 mil dólares (o governo emitiu um cheque de US$ 930.465,00). No contrato, não exigiu nenhuma restrição sobre o controle de população de veados. Ela comentou que vendeu por um valor bem abaixo do mercado, mas que ficaria muito preocupada com o futuro da propriedade se não vendesse para o governo criar o parque. Ela disse que era seu desejo que esta área fosse conservada, para que a vida selvagem ficasse protegida e que a área fosse apreciada e aproveitada pelas gerações futuras.

Entretanto, os técnicos que realizaram os estudos para o plano de manejo quando o governo comprou a área relataram que a vegetação da propriedade foi totalmente alterada, ou seja, está 100% fora do estado natural, com várias espécies de plantas extintas. E que o casal Wheatley, com a visão que tinham sobre recuperar uma área do ecossistema original, contribuíram de certa forma para degradá-la ainda mais. Por exemplo, eles queriam a área coberta de árvores, ciprestes, quando na verdade a vegetação natural predominante era de campo aberto. Eles achavam que uma paisagem repleta de árvores era mais bonita e natural.

Quando o casal comprou a propriedade em 1937, ali era uma área de pastagem com mais de 100 anos de uso, onde houve plantio de pastagem (espécies de capins exóticas) que competiam com as plantas nativas. Com o crescimento das árvores houve sombreamento e a consequente aniquilação do que sobrou da vegetação nativa de áreas abertas, que necessitam de muita luz para se desenvolverem.

Não sei se o casal tinha a opção de comprar uma área preservada repleta de biodiversidade e concentrado os esforços para salvar esta área ao invés de comprar aquela fazenda degradada. Hoje, com mais conhecimento científico, já se sabe que não é possível um ecossistema destruído voltar ao se estado original. Mas o principal legado do casal Wheatley foi o pioneirismo, em abrir caminho, para a sociedade perceber a importância da conservação da natureza.



Rio Pedernales com suas águas cristalinas mesmo após passar por várias cidades.


Jovens turistas (adolescentes) na entrada da caverna às margens do rio Pedernales, no Pedernales Falls State Park, em Johnson City, Texas


Elza Nishimura Woehl no início da trilha para o camping selvagem do parque, com várias placas de advertência.

Banheiros sempre bem limpos do Pedernales Falls State Park, em Johnson City, Texas


Elza Nishimura Woehl nas trilhas do Pedernales Falls State Park, em Johnson City, Texas




Elza Nishimura Woehl nas trilhas do Pedernales Falls State Park, em Johnson City, Texas
Obra na trilha para desviar a água das chuvas e evitar erosão.







Escadas para acessar o do rio Pedernales



Família de visitantes apreciando a paisagem do rio Pedernales, no Pedernales Falls State Park, em Johnson City, Texas








Casal de turistas norte-americanos tirando um selfie no Pedernales Falls State Park


Elza Nishimura Woehl subindo uma rocha às margens do rio Pedernales


Elza Nishimura Woehl na área de piquenique do do Pedernales Falls State Park, em Johnson City, Texas

Banheiros sempre bem limpos do Pedernales Falls State Park, em Johnson City, Texas

Ticket que compramos para ingressar no Pedernales Falls State Park (6 Dólares por pessoa).

Imagem extraída do livro Farmers, Ranchers, The Land and The Falls: A history of the Pedernales área 1850 – 1970, Autor: John J. Leffler, ano 2010, mostrando a área repleta de veados, alguns bem mansos, e a Sra. Harriet dando comida para um deles.


Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul, Santa Catarina
http://www.ra-bugio.org.br/

Aquisição de áreas preservadas de Mata Atlântica e criação de reservas (RPPN)
http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13


Conheça o Centro Interpretativo da Mata Atlântica – Jaraguá do Sul
http://www.ra-bugio.org.br/sede-ra-bugio.php


Acompanhe nosso Projeto de Educação Ambiental nas escolas para salvar a MATA ATLÂNTICA
http://www.ra-bugio.org.br/educacaoambiental.php

Blog
http://ra-bugio.blogspot.com/

e também na nossa página no FACEBOOK
http://www.facebook.com/pages/Ra-bugio-Salve-a-Natureza/139773049407363

Um comentário:

Mariza disse...

Um casal vanguardista para os padrões da época! Ainda bem que resultou nesse maravilhoso parque. O que mais me impressionou foi a limpeza do local, do entorno,do rio e das cachoeiras! Muito bacana!