domingo, 12 de setembro de 2010

Imagens do pedaço do paraíso que estamos lutando para salvar

Imagens do conjuntos das RPPNs no vale do rio do Couro, afluente do rio Itajaí (que causa enchentes em Blumenau). Estamos protegendo as nascentes do rio Itajai beneficiando a população de Blumenau.

Imagens inéditas das RPPNs que criamos em Itaiópolis (SC). São mais de 500 hectares de áreas protegidas. Clique aqui para saber mais detalhes.

Quase toda esta linda floresta que aparece nesta imagem está protegida. Do lado esquerdo ficam as RPPNs Taipa Rio do Couro e Refúgio do Macuco. Do lado direito fica a RPPN Corredeiras do Rio Itajaí.

É considerável o esforço para proteger estas áreas para as gerações futuras e precisamos de ajuda. Não é tão simples salvar a Mata Atlântica como muito imaginam. Não basta comprar a mata para garantir a preservação.RPPN Taipa Rio do Couro. O plantação de eucalipto que aparece no topo do morro é do proprietário confrontante. A linha da divisa da RPPN passa ao lado destes eucaliptos e desce até o rio do couro.

A todo instante aparece um tipo de ameaça. Por ser uma mata preservada, muitos acham que está ali porque ainda não surgiu alguma idéia do que fazer com o terreno e não consideram a possibilidade de mantê-la intacta para proteger a biodiversidade para as gerações futuras.

Temos enfrentado muitos problemas, como a ação dos caçadores, que está sendo combatida com muito empenho e vem diminuindo muito, mas ainda é intensa e ameaça algumas espécies. Outro problema é a captura de passarinhos para o tráfico.

O vale é do rio do Couro, cuja pureza das águas pode ser vista no vídeo da mesnagem abaixo (Elza caminhando).

Um comentário:

Staff Adventure disse...

Conheço pelo menos 4 exemplares aqui onde moro, Nova Friburgo - RJ