sexta-feira, 15 de março de 2013

Projeto de Educação Ambiental estimula crianças a conheceram a Mata Atlântica

MARIPOSA ESMERALDA (Ceroctena amynta) Riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica na Serra do Mar descoberta pelo olhar atento das criaanças das escolas públicas de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, participantes do projeto de Educação Ambiental do Instituto Rã-bugio. Clique sobre imagem para ampliar
Nesta semana iniciamos o projeto de educação ambiental com as escolas públicas de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Conhecendo as Riquezas da Mata Atlântica, patrocinado pela empresa WEG.

O projeto tem por objetivo promover o contato, ou seja, a interação dos estudantes com a natureza, mais especificamente, com a Mata Atlântica da Serra do Mar de Jaraguá do Sul, nas trilhas interpretativas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica (CIMA).

O quanto este tipo de projeto é importante para formação destas crianças pode ser percebido no entusiasmo quando elas percorrem as trilhas com os monitores. Estas crianças ficam fascinadas, exploram e observam com muita curiosidade tudo o que encontram.

Nos três dias de atendimentos, as crianças encontraram mais curiosidades da biodiversidade da Mata Atlântica do que os monitores treinados e muito experientes. Encontram uma jararaca jovem (Bothropoides jararaca)  engolindo uma rã. Nem a camuflagem perfeita com as folhas secas do sapo-boi (Proceratophrys boiei) escapou do olhar atendo dos estudantes.

Um achado muito interessante das crianças foi da turma atendida dia 14/03/2013, da E.M.E.F Professora Gertrudes Steilein Milbratz de Jaraguá do Sul. Encontraram sobre uma folha da helicônia (Heliconia farinosa) o exemplar fêmea de uma mariposa que é considerada por muitos com a mais bela do Planeta, a mariposa esmeralda Ceroctena amynta. A foto deste texto foi tirada por Elza Nishimura Woehl que estava acompahando os estudantes.


Ficha da MARIPOSA ESMERALDA
(O exemplar da foto é fêmea)
Nome Cienfífico: Ceroctena amynta

Ordem: Lepidoptera
Subordem: Glossata
Infraordem: Heteroneura
Superfamília: Noctuoidea
Família: Noctuidae/Erebidae
Subfamília: Calpinae
Nome em inglês: Emeraldine


Foto: Elza Nishimura Woehl
Local: Serra do Mar – Centro Interpertativo da Mata Atlântica - Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Data: 14/03/2013

8 comentários:

Luiz Álvaro disse...

Incrível a mariposa esmeralda. Grande trabalho e magnífico lugar. parabéns

Dante Andres Meller disse...

Muito bacana essa mariposa realmente... Parabéns pelo trabalho!

Juliana Meller disse...

Maravilhoso o trabalho de vocês e lindo animal. Parabéns!

Prof. Jarmuth disse...

Mais um maravilhoso projeto de sucesso! Parabéns amigos e parceiros da Ong Rã-Bugio.
Vamos divulga-lo em nosso Blog!

Prof Jarmuth
Blog SOSRIOSBR

Di Nina disse...

Citei a Mariposa Esmeralda, naquele livro infantil, e consegui inseri-la na pagina final, não resisti. Em breve farei uma visita, afinal temos muito em comum. Bjus

Vânia Menghi Nishimura

Graciane Pereira disse...

Linda demais.

Natália disse...

Muito bacana a iniciativa! Parabéns!

Pro Verinha disse...

Essas parcerias entre empresas, Ongs e Instituições Públicas são fundamentais para que ocorram situações importantes como estas que estão acontecendo...Parabéns! São méritos de todos envolvidos.